Notícias
Conheça os cursos promovidos pelo NAAPA no 2º semestre de 2015
Atividades acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Educação
Publicado em: 16/10/2015 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO – UMA LEITURA A PARTIR DA SAÚDE MENTAL INFANTO JUVENIL
Promover a formação continuada dos professores de Educação Infantil e Fundamental I e do Ensino Fundamental II e Médio, de modo a fortalecer a sua atuação docente para a promoção de processos ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento de todxs xs educandxs, consideradas suas especificidades, seus diferentes estilos cognitivos, seus ritmos, bem como seus contextos de vida.
Objetivos Específicos
- Refletir sobre a instituição escolar na atualidade e a produção das doenças do não aprender;
- Promover reflexão sobre fundamentos e conceitos relacionados à Saúde e à Saúde Mental, em sua interface com a Educação;
- Apresentar elementos históricos a respeito do sofrimento psíquico, principalmente em crianças e adolescentes, discutir os conceitos atuais relativos a transtornos mentais, bem como as formas de atenção estabelecidas na atual política de saúde mental; assim, espera-se, tanto problematizar os diagnósticos de transtorno mental na infância e adolescência, quanto oferecer possibilidades para o trabalho educacional e pedagógico junto a essa população;
- Propiciar discussões sobre processos de aquisição da linguagem, problematizando os diagnósticos de transtornos da aprendizagem e propondo chaves de leitura dos fenômenos da aprendizagem que permitam o trabalho com estudantes que apresentam diferentes contextos de vida, experiências culturais, repertórios linguísticos e estilos cognitivos.
- Promover a discussão sobre transtornos do comportamento, considerando os conceitos de normalidade, ajustamento e desenvolvimento humano, de modo a incentivar a criação de contextos escolares e situações de aprendizagem que se organizem a partir do respeito às diferenças humanas, inclusive, utilizando-as como elemento enriquecedor do processo educacional e pedagógico;
CONTEÚDOS
Aula 1
- Saúde e de saúde mental infanto-juvenil;
- Prevenção, tratamento e promoção de saúde;
- Medicalização e patologização da educação;
- Sofrimento psíquico, transtornos mentais e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem.
Aula 2
- Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
- Medicalização, patologização e judicialização da educação;
- Desenvolvimento humano, aspectos comunicacionais presentes em comportamentos e atitudes de estudantes.
Aula 3
- Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
- Medicalização e patologização da educação;
- Processos de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, superação da lógica da diferença como expressão de patologia.
CRONOGRAMA
DRE |
Local |
AULA 1 |
AULA 2 |
AULA 3 |
|||
BUTANTA |
Sala 2 DRE BUT |
08/10 13h30 – 17h30 |
Flávia Blikstein |
22/10 13h30 – 17h30 |
Gabriela Gramkow |
29/10 13h30 – 17h30 |
Juliana Garrido |
CAMPO LIMPO |
DRE CL |
21/9 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
28/9 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
06/10 |
Juliana Garrido |
CAPELA |
CEU Cidade Dutra |
09/11 14h – 18h |
Gabriela Gramkow |
16/11 14h – 18h |
Flávia Blikstein |
23/11 14h-18h |
Juliana Garrido |
FREGUESIA |
DRE FO |
03/10 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
10/10 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
17/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
GUAIANASES |
Auditório DRE Guaianases |
09/10 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
20/10 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
27/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
IPIRANGA |
Sala UAB – 3ª. CEU Heliópolis |
24/10 8h – 12h |
Flávia Blikstein |
07/11 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
14/11 8h – 12h |
Juliana Garrido |
ITAQUERA |
Cefor |
05/10 14h – 18h |
Cassia G Pereira |
14/10 14h – 18h |
Gabriela Gramkow |
19/10 14h – 18h |
Juliana Garrido |
JAÇANÃ |
DOT – P Av. Ataliba |
24/9 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
28/9 18h45 – 22h45 |
Flávia Blikstein |
01/10 18h45-22h45 |
Juliana Garrido |
PENHA |
DRE Penha |
07/10 18h45 – 22h45 |
Cassia G Pereira |
14/10 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
21/10 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
PIRITUBA |
Sala UAB CEU Perus |
09/11 18h45 – 22h45 |
Cassia G Pereira |
16/11 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
23/11 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
SANTO AMARO |
EMEF Bernardo O`Higgins |
10/11 8h – 12h |
Flávia Blikstein |
12/11 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
17/11 8h – 12h |
Juliana Garrido |
SÃO MATEUS |
DRE São Mateus |
07/10 18h45 – 22h45 |
Flávia Blikstein |
08/10 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
09/10 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
SÃO MIGUEL |
Cefor (sala 2) Subprefeitura de São Miguel |
04/11 19h – 23h |
Flávia Blikstein |
05/11 19h – 23h |
Gabriela Gramkow |
06/11 19h – 23h |
Juliana Garrido |
Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Fundação de Apoio à faculdade de Educação da USP
APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA – ALÉM DO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA
Formação aos educadores, tendo como foco a discussão da problemática, a partir de estudos científicos do diagnóstico de dislexia, o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita dos educandos e estratégias de Práticas Pedagógicas na Área da Linguagem. O conteúdo esta articulado ao Programa Mais Educação.
Conteúdos:
• Dislexia do diagnóstico à diagnóstica;
• Processo e estratégias pedagógicas para apropriação da leitura e escrita;
• Linguagem como um trabalho coletivo, social e histórico;
• Linguagem como atividade constitutiva de recursos expressivos das línguas e de regras de utilização desses recursos em situações de uso e fatos próprios do processo de apropriação da escrita (uso indevido de letras, segmentação não convencional de vocábulos, escrita pautada na transcrição fonética, trocas ortográficas…);
• Investigação linguístico-discursiva;
• Constituição dos sistemas linguísticos e processo dialético;
• Análise de situações didáticas;
• Situações de aprendizagem onde a leitura e a escrita são potencializadas e
• Desmedicalização e despatologização da vida
Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Associação Palavra Criativa
Clique aqui para ver o cronograma do curso.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música
Secretaria Municipal de Educação
Março Mulher 2025 destaca o papel do Esporte Educacional na garantia das aprendizagens das meninas
Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo terão programação especial durante o feriado de Carnaval
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança os Guias de Potenciais Educativos dos Territórios em Parceria com Itaú Social
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura 13ª bebeteca da cidade no CEU Tiquatira
Gestão Democrática
Eleições para Grêmios Estudantis 2025: Escolas municipais iniciam processo eleitoral
Relacionadas

IFSP recebe inscrições para especialização em Educação Profissional e Tecnológica
Publicado em: 21/06/2022 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove o Junho Migrante com rodas de conversa sobre migração
Publicado em: 21/06/2022 12h16 - em Secretaria Municipal de Educação

SME reúne relatos de práticas pedagógicas sobre histórias e culturas indígenas
Publicado em: 20/06/2022 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Conselho Municipal emite parecer sobre o Currículo da Cidade
Publicado em: 15/06/2022 3h02 - em Conselho Municipal de Educação

Estudantes participam do Projeto “Sou Adolescente, e agora?”
Publicado em: 15/06/2022 12h52 - em Secretaria Municipal de Educação