Notícias

Conheça os cursos promovidos pelo NAAPA no 2º semestre de 2015

Atividades acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Educação

Publicado em: 16/10/2015 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

cursos_promovidos_naapa_740_x_430.jpg

PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO – UMA LEITURA A PARTIR DA SAÚDE MENTAL INFANTO JUVENIL

Promover a formação continuada dos professores de Educação Infantil e Fundamental I e do Ensino Fundamental II e Médio, de modo a fortalecer a sua atuação docente para a promoção de processos ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento de todxs xs educandxs, consideradas suas especificidades, seus diferentes estilos cognitivos, seus ritmos, bem como seus contextos de vida.

Objetivos Específicos

  • Refletir sobre a instituição escolar na atualidade e a produção das doenças do não aprender;
  • Promover reflexão sobre fundamentos e conceitos relacionados à Saúde e à Saúde Mental, em sua interface com a Educação;
  • Apresentar elementos históricos a respeito do sofrimento psíquico, principalmente em crianças e adolescentes, discutir os conceitos atuais relativos a transtornos mentais, bem como as formas de atenção estabelecidas na atual política de saúde mental; assim, espera-se, tanto problematizar os diagnósticos de transtorno mental na infância e adolescência, quanto oferecer possibilidades para o trabalho educacional e pedagógico junto a essa população;
  • Propiciar discussões sobre processos de aquisição da linguagem, problematizando os diagnósticos de transtornos da aprendizagem e propondo chaves de leitura dos fenômenos da aprendizagem que permitam o trabalho com estudantes que apresentam diferentes contextos de vida, experiências culturais, repertórios linguísticos e estilos cognitivos.
  • Promover a discussão sobre transtornos do comportamento, considerando os conceitos de normalidade, ajustamento e desenvolvimento humano, de modo a incentivar a criação de contextos escolares e situações de aprendizagem que se organizem a partir do respeito às diferenças humanas, inclusive, utilizando-as como elemento enriquecedor do processo educacional e pedagógico;


CONTEÚDOS

Aula 1

  • Saúde e de saúde mental infanto-juvenil;
  • Prevenção, tratamento e promoção de saúde;
  • Medicalização e patologização da educação;
  • Sofrimento psíquico, transtornos mentais e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem.


Aula 2

  • Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
  • Medicalização, patologização e judicialização da educação;
  • Desenvolvimento humano, aspectos comunicacionais presentes em comportamentos e atitudes de estudantes.

Aula 3

  • Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
  • Medicalização e patologização da educação;
  • Processos de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, superação da lógica da diferença como expressão de patologia.

CRONOGRAMA


DRE

Local

AULA 1

AULA 2

AULA 3

BUTANTA

Sala 2 DRE BUT

08/10

13h30 – 17h30

Flávia Blikstein

22/10

13h30 – 17h30

Gabriela Gramkow

29/10

13h30 – 17h30

Juliana Garrido

CAMPO LIMPO

DRE CL

21/9

8h – 12h

Cassia G Pereira

28/9

8h – 12h

Gabriela Gramkow

06/10

8h – 12h


Juliana Garrido

CAPELA

CEU Cidade Dutra


09/11

14h – 18h

Gabriela Gramkow

16/11

14h – 18h

Flávia Blikstein

23/11

14h-18h

Juliana Garrido

FREGUESIA

DRE FO

03/10

8h – 12h

Cassia G Pereira

10/10

8h – 12h

Gabriela Gramkow

17/10

8h – 12h

Juliana Garrido

GUAIANASES

Auditório DRE Guaianases

09/10

8h – 12h

Cassia G Pereira

20/10

8h – 12h

Gabriela Gramkow

27/10

8h – 12h

Juliana Garrido

IPIRANGA

Sala UAB – 3ª. CEU Heliópolis

24/10

8h – 12h

Flávia Blikstein

07/11

8h – 12h

Gabriela Gramkow

14/11

8h – 12h

Juliana Garrido

ITAQUERA

Cefor

05/10

14h – 18h

Cassia G Pereira

14/10

14h – 18h

Gabriela Gramkow

19/10

14h – 18h

Juliana Garrido

JAÇANÃ

DOT – P

Av. Ataliba

24/9

18h45 – 22h45

Gabriela Gramkow

28/9

18h45 – 22h45

Flávia Blikstein

01/10

18h45-22h45

Juliana Garrido

PENHA

DRE Penha

07/10

18h45 – 22h45

Cassia G Pereira

14/10 18h45 – 22h45

Gabriela Gramkow

21/10 18h45 – 22h45

Juliana Garrido

PIRITUBA

Sala UAB

CEU Perus

09/11

18h45 – 22h45

Cassia G Pereira

16/11

18h45 – 22h45

Gabriela Gramkow

23/11

18h45 – 22h45

Juliana Garrido

SANTO AMARO

EMEF Bernardo O`Higgins


10/11

8h – 12h

Flávia Blikstein

12/11

8h – 12h

Gabriela Gramkow

17/11

8h – 12h

Juliana Garrido

SÃO MATEUS

DRE São Mateus

07/10

18h45 – 22h45

Flávia Blikstein

08/10

18h45 – 22h45

Gabriela Gramkow

09/10

18h45 – 22h45

Juliana Garrido

SÃO MIGUEL

Cefor (sala 2)

Subprefeitura de São Miguel

04/11

19h – 23h

Flávia Blikstein

05/11

19h – 23h


Gabriela Gramkow

06/11

19h – 23h

Juliana Garrido

Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Fundação de Apoio à faculdade de Educação da USP

APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA – ALÉM DO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA

Formação aos educadores, tendo como foco a discussão da problemática, a partir de estudos científicos do diagnóstico de dislexia, o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita dos educandos e estratégias de Práticas Pedagógicas na Área da Linguagem. O conteúdo esta articulado ao Programa Mais Educação.

Conteúdos:

• Dislexia do diagnóstico à diagnóstica;
• Processo e estratégias pedagógicas para apropriação da leitura e escrita;
• Linguagem como um trabalho coletivo, social e histórico;
• Linguagem como atividade constitutiva de recursos expressivos das línguas e de regras de utilização desses recursos em situações de uso e fatos próprios do processo de apropriação da escrita (uso indevido de letras, segmentação não convencional de vocábulos, escrita pautada na transcrição fonética, trocas ortográficas…);
• Investigação linguístico-discursiva;
• Constituição dos sistemas linguísticos e processo dialético;
• Análise de situações didáticas;
• Situações de aprendizagem onde a leitura e a escrita são potencializadas e
• Desmedicalização e despatologização da vida

Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Associação Palavra Criativa

Clique aqui para ver o cronograma do curso.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 4 1.476