Notícias

Conheça os cursos promovidos pelo NAAPA no 2º semestre de 2015

Atividades acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Educação

Publicado em: 16/10/2015 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

cursos_promovidos_naapa_740_x_430.jpg

PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO – UMA LEITURA A PARTIR DA SAÚDE MENTAL INFANTO JUVENIL

Promover a formação continuada dos professores de Educação Infantil e Fundamental I e do Ensino Fundamental II e Médio, de modo a fortalecer a sua atuação docente para a promoção de processos ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento de todxs xs educandxs, consideradas suas especificidades, seus diferentes estilos cognitivos, seus ritmos, bem como seus contextos de vida.

Objetivos Específicos

  • Refletir sobre a instituição escolar na atualidade e a produção das doenças do não aprender;
  • Promover reflexão sobre fundamentos e conceitos relacionados à Saúde e à Saúde Mental, em sua interface com a Educação;
  • Apresentar elementos históricos a respeito do sofrimento psíquico, principalmente em crianças e adolescentes, discutir os conceitos atuais relativos a transtornos mentais, bem como as formas de atenção estabelecidas na atual política de saúde mental; assim, espera-se, tanto problematizar os diagnósticos de transtorno mental na infância e adolescência, quanto oferecer possibilidades para o trabalho educacional e pedagógico junto a essa população;
  • Propiciar discussões sobre processos de aquisição da linguagem, problematizando os diagnósticos de transtornos da aprendizagem e propondo chaves de leitura dos fenômenos da aprendizagem que permitam o trabalho com estudantes que apresentam diferentes contextos de vida, experiências culturais, repertórios linguísticos e estilos cognitivos.
  • Promover a discussão sobre transtornos do comportamento, considerando os conceitos de normalidade, ajustamento e desenvolvimento humano, de modo a incentivar a criação de contextos escolares e situações de aprendizagem que se organizem a partir do respeito às diferenças humanas, inclusive, utilizando-as como elemento enriquecedor do processo educacional e pedagógico;


CONTEÚDOS

Aula 1

  • Saúde e de saúde mental infanto-juvenil;
  • Prevenção, tratamento e promoção de saúde;
  • Medicalização e patologização da educação;
  • Sofrimento psíquico, transtornos mentais e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem.


Aula 2

  • Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
  • Medicalização, patologização e judicialização da educação;
  • Desenvolvimento humano, aspectos comunicacionais presentes em comportamentos e atitudes de estudantes.

Aula 3

  • Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
  • Medicalização e patologização da educação;
  • Processos de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, superação da lógica da diferença como expressão de patologia.

CRONOGRAMA


DRE

Local

AULA 1

AULA 2

AULA 3

BUTANTA

Sala 2 DRE BUT

08/10

13h30 – 17h30

Flávia Blikstein

22/10

13h30 – 17h30

Gabriela Gramkow

29/10

13h30 – 17h30

Juliana Garrido

CAMPO LIMPO

DRE CL

21/9

8h – 12h

Cassia G Pereira

28/9

8h – 12h

Gabriela Gramkow

06/10

8h – 12h


Juliana Garrido

CAPELA

CEU Cidade Dutra


09/11

14h – 18h

Gabriela Gramkow

16/11

14h – 18h

Flávia Blikstein

23/11

14h-18h

Juliana Garrido

FREGUESIA

DRE FO

03/10

8h – 12h

Cassia G Pereira

10/10

8h – 12h

Gabriela Gramkow

17/10

8h – 12h

Juliana Garrido

GUAIANASES

Auditório DRE Guaianases

09/10

8h – 12h

Cassia G Pereira

20/10

8h – 12h

Gabriela Gramkow

27/10

8h – 12h

Juliana Garrido

IPIRANGA

Sala UAB – 3ª. CEU Heliópolis

24/10

8h – 12h

Flávia Blikstein

07/11

8h – 12h

Gabriela Gramkow

14/11

8h – 12h

Juliana Garrido

ITAQUERA

Cefor

05/10

14h – 18h

Cassia G Pereira

14/10

14h – 18h

Gabriela Gramkow

19/10

14h – 18h

Juliana Garrido

JAÇANÃ

DOT – P

Av. Ataliba

24/9

18h45 – 22h45

Gabriela Gramkow

28/9

18h45 – 22h45

Flávia Blikstein

01/10

18h45-22h45

Juliana Garrido

PENHA

DRE Penha

07/10

18h45 – 22h45

Cassia G Pereira

14/10 18h45 – 22h45

Gabriela Gramkow

21/10 18h45 – 22h45

Juliana Garrido

PIRITUBA

Sala UAB

CEU Perus

09/11

18h45 – 22h45

Cassia G Pereira

16/11

18h45 – 22h45

Gabriela Gramkow

23/11

18h45 – 22h45

Juliana Garrido

SANTO AMARO

EMEF Bernardo O`Higgins


10/11

8h – 12h

Flávia Blikstein

12/11

8h – 12h

Gabriela Gramkow

17/11

8h – 12h

Juliana Garrido

SÃO MATEUS

DRE São Mateus

07/10

18h45 – 22h45

Flávia Blikstein

08/10

18h45 – 22h45

Gabriela Gramkow

09/10

18h45 – 22h45

Juliana Garrido

SÃO MIGUEL

Cefor (sala 2)

Subprefeitura de São Miguel

04/11

19h – 23h

Flávia Blikstein

05/11

19h – 23h


Gabriela Gramkow

06/11

19h – 23h

Juliana Garrido

Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Fundação de Apoio à faculdade de Educação da USP

APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA – ALÉM DO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA

Formação aos educadores, tendo como foco a discussão da problemática, a partir de estudos científicos do diagnóstico de dislexia, o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita dos educandos e estratégias de Práticas Pedagógicas na Área da Linguagem. O conteúdo esta articulado ao Programa Mais Educação.

Conteúdos:

• Dislexia do diagnóstico à diagnóstica;
• Processo e estratégias pedagógicas para apropriação da leitura e escrita;
• Linguagem como um trabalho coletivo, social e histórico;
• Linguagem como atividade constitutiva de recursos expressivos das línguas e de regras de utilização desses recursos em situações de uso e fatos próprios do processo de apropriação da escrita (uso indevido de letras, segmentação não convencional de vocábulos, escrita pautada na transcrição fonética, trocas ortográficas…);
• Investigação linguístico-discursiva;
• Constituição dos sistemas linguísticos e processo dialético;
• Análise de situações didáticas;
• Situações de aprendizagem onde a leitura e a escrita são potencializadas e
• Desmedicalização e despatologização da vida

Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Associação Palavra Criativa

Clique aqui para ver o cronograma do curso.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440