Notícias
Conheça os cursos promovidos pelo NAAPA no 2º semestre de 2015
Atividades acontecem nas 13 Diretorias Regionais de Educação
Publicado em: 16/10/2015 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020PROBLEMAS NA/DA ESCOLARIZAÇÃO – UMA LEITURA A PARTIR DA SAÚDE MENTAL INFANTO JUVENIL
Promover a formação continuada dos professores de Educação Infantil e Fundamental I e do Ensino Fundamental II e Médio, de modo a fortalecer a sua atuação docente para a promoção de processos ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento de todxs xs educandxs, consideradas suas especificidades, seus diferentes estilos cognitivos, seus ritmos, bem como seus contextos de vida.
Objetivos Específicos
- Refletir sobre a instituição escolar na atualidade e a produção das doenças do não aprender;
- Promover reflexão sobre fundamentos e conceitos relacionados à Saúde e à Saúde Mental, em sua interface com a Educação;
- Apresentar elementos históricos a respeito do sofrimento psíquico, principalmente em crianças e adolescentes, discutir os conceitos atuais relativos a transtornos mentais, bem como as formas de atenção estabelecidas na atual política de saúde mental; assim, espera-se, tanto problematizar os diagnósticos de transtorno mental na infância e adolescência, quanto oferecer possibilidades para o trabalho educacional e pedagógico junto a essa população;
- Propiciar discussões sobre processos de aquisição da linguagem, problematizando os diagnósticos de transtornos da aprendizagem e propondo chaves de leitura dos fenômenos da aprendizagem que permitam o trabalho com estudantes que apresentam diferentes contextos de vida, experiências culturais, repertórios linguísticos e estilos cognitivos.
- Promover a discussão sobre transtornos do comportamento, considerando os conceitos de normalidade, ajustamento e desenvolvimento humano, de modo a incentivar a criação de contextos escolares e situações de aprendizagem que se organizem a partir do respeito às diferenças humanas, inclusive, utilizando-as como elemento enriquecedor do processo educacional e pedagógico;
CONTEÚDOS
Aula 1
- Saúde e de saúde mental infanto-juvenil;
- Prevenção, tratamento e promoção de saúde;
- Medicalização e patologização da educação;
- Sofrimento psíquico, transtornos mentais e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem.
Aula 2
- Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
- Medicalização, patologização e judicialização da educação;
- Desenvolvimento humano, aspectos comunicacionais presentes em comportamentos e atitudes de estudantes.
Aula 3
- Escola, aprendizagem e convivência, a partir de uma leitura das diferenças humanas como constitutivas de um projeto educacional emancipador;
- Medicalização e patologização da educação;
- Processos de aprendizagem, transtornos de aprendizagem, superação da lógica da diferença como expressão de patologia.
CRONOGRAMA
DRE |
Local |
AULA 1 |
AULA 2 |
AULA 3 |
|||
BUTANTA |
Sala 2 DRE BUT |
08/10 13h30 – 17h30 |
Flávia Blikstein |
22/10 13h30 – 17h30 |
Gabriela Gramkow |
29/10 13h30 – 17h30 |
Juliana Garrido |
CAMPO LIMPO |
DRE CL |
21/9 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
28/9 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
06/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
CAPELA |
CEU Cidade Dutra |
09/11 14h – 18h |
Gabriela Gramkow |
16/11 14h – 18h |
Flávia Blikstein |
23/11 14h-18h |
Juliana Garrido |
FREGUESIA |
DRE FO |
03/10 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
10/10 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
17/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
GUAIANASES |
Auditório DRE Guaianases |
09/10 8h – 12h |
Cassia G Pereira |
20/10 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
27/10 8h – 12h |
Juliana Garrido |
IPIRANGA |
Sala UAB – 3ª. CEU Heliópolis |
24/10 8h – 12h |
Flávia Blikstein |
07/11 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
14/11 8h – 12h |
Juliana Garrido |
ITAQUERA |
Cefor |
05/10 14h – 18h |
Cassia G Pereira |
14/10 14h – 18h |
Gabriela Gramkow |
19/10 14h – 18h |
Juliana Garrido |
JAÇANÃ |
DOT – P Av. Ataliba |
24/9 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
28/9 18h45 – 22h45 |
Flávia Blikstein |
01/10 18h45-22h45 |
Juliana Garrido |
PENHA |
DRE Penha |
07/10 18h45 – 22h45 |
Cassia G Pereira |
14/10 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
21/10 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
PIRITUBA |
Sala UAB CEU Perus |
09/11 18h45 – 22h45 |
Cassia G Pereira |
16/11 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
23/11 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
SANTO AMARO |
EMEF Bernardo O`Higgins |
10/11 8h – 12h |
Flávia Blikstein |
12/11 8h – 12h |
Gabriela Gramkow |
17/11 8h – 12h |
Juliana Garrido |
SÃO MATEUS |
DRE São Mateus |
07/10 18h45 – 22h45 |
Flávia Blikstein |
08/10 18h45 – 22h45 |
Gabriela Gramkow |
09/10 18h45 – 22h45 |
Juliana Garrido |
SÃO MIGUEL |
Cefor (sala 2) Subprefeitura de São Miguel |
04/11 19h – 23h |
Flávia Blikstein |
05/11 19h – 23h |
Gabriela Gramkow |
06/11 19h – 23h |
Juliana Garrido |
Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Fundação de Apoio à faculdade de Educação da USP
APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA – ALÉM DO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA
Formação aos educadores, tendo como foco a discussão da problemática, a partir de estudos científicos do diagnóstico de dislexia, o enfrentamento das dificuldades de leitura e escrita dos educandos e estratégias de Práticas Pedagógicas na Área da Linguagem. O conteúdo esta articulado ao Programa Mais Educação.
Conteúdos:
• Dislexia do diagnóstico à diagnóstica;
• Processo e estratégias pedagógicas para apropriação da leitura e escrita;
• Linguagem como um trabalho coletivo, social e histórico;
• Linguagem como atividade constitutiva de recursos expressivos das línguas e de regras de utilização desses recursos em situações de uso e fatos próprios do processo de apropriação da escrita (uso indevido de letras, segmentação não convencional de vocábulos, escrita pautada na transcrição fonética, trocas ortográficas…);
• Investigação linguístico-discursiva;
• Constituição dos sistemas linguísticos e processo dialético;
• Análise de situações didáticas;
• Situações de aprendizagem onde a leitura e a escrita são potencializadas e
• Desmedicalização e despatologização da vida
Área promotora: SME / Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem / NAAPA e Associação Palavra Criativa
Clique aqui para ver o cronograma do curso.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza 11° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos com premiação de R$85,5 mil
Secretaria Municipal de Educação
O Recreio nas Férias 2025 está chegando e as inscrições começam nesta segunda-feira (11)
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para contratações temporárias para atuar na próxima edição do Recreio nas Férias
Relacionadas
V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial
SME abre inscrições para unidades e instituições interessadas em participar do Recreio nas Férias 2016
Publicado em: 08/10/2015 10h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Acesse aqui os Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades Escolares da SME
Publicado em: 08/10/2015 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação
Um sábado de cor, brincadeiras e sonhos no Glicério
Publicado em: 08/10/2015 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga