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Conheça o NAAPA e suas ações de acolhimento desde o início da pandemia
O núcleo organizou diversas atividades para dialogar, refletir e acolher estudantes, professores e gestores da Rede Municipal de Ensino.
Publicado em: 29/01/2021 17h41 | Atualizado em: 29/01/2021O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), desde o início da pandemia de COVID-19, articulou-se nos treze territórios da cidade para refletir sobre os problemas e as dificuldades surgidas a partir desse contexto e da complexidade imposta para os relacionamentos à distância.
As equipes do núcleo organizaram diversos eventos para reunir o grupo de gestores e destinaram uma série de encontros para dialogar sobre os sentimentos, percepções acerca dos desafios no campo psicossocial, diariamente enfrentados pelos educadores da Rede Municipal de Ensino.
Nesse sentido, o NAAPA das treze Diretorias Regionais de Ensino (DREs) organizou um conjunto de ações voltadas ao acolhimento, escuta sensível e formas de diálogos, possibilitando o desenvolvimento de práticas coletivas colaborativas, que valorizem os coletivos de educadores, de modo que sejam protagonistas na construção de espaços reflexivos e produtores de saúde mental.
Presença digital
Além dos encontros com as equipes gestoras, uma série de lives foi programada para atender a um grupo maior de educadores. A primeira delas teve como objetivo conversar com a comunidade sobre como promover cuidado aos estudantes em isolamento social. A segunda abordou os efeitos que o distanciamento do espaço físico da escola gerou em cada um e da possibilidade de narrar esses eventos, pensando no horizonte da volta.
Acolhimento ao grupo gestor
Para além das lives, as equipes do NAAPA, durante o mês de julho de 2020, promoveram diversos encontros virtuais com o objetivo de acolher e de ouvir os anseios e as indagações destacadas pelo grupo gestor. Supervisores de Ensino, diretores, assistentes e coordenadores pedagógicos apresentaram as questões mais urgentes e puderam compartilhar com o núcleo e com os seus pares as inquietações decorrentes do contexto gerado pela pandemia, promovendo o debate, relatando sentimentos, experiências e expectativas. Em alguns encontros as equipes contaram com a presença de convidados especialistas em temas específicos.
Conheça a abrangência das ações desenvolvidas pelo NAAPA ao longo do período de suspensão das atividades presenciais:
Manutenção da Formação Continuada ofertada aos profissionais do NAAPA: O conteúdo das formações foi readequado de modo a contemplar os desafios e necessidades do momento.
Atendimento no site do NAAPA: Site criado em parceria com o Instituo Liberta para atender estudantes adolescentes que queriam dividir suas angústias no período da pandemia. Foram mais de 22 mil acessos, cerca de 75 mil mensagens enviadas/recebidas e 453 atendimentos online.
Acompanhamento via contato telefônico: As equipes realizaram contato com os responsáveis de todos os 5.500 estudantes acompanhados pelo NAAPA, compondo um inventário sobre as rotinas de estudo, acesso às aulas e materiais disponibilizados por SME. Buscaram entender como os responsáveis se posicionaram em relação ao retorno para o espaço escolar, de forma a ser possível o planejamento de ações para a recepção e acompanhamento destes estudantes.
Articulação com a rede de proteção do território: Realização de 455 atividades em parceria com a rede de proteção com vistas à garantia de direitos do bebê, da criança e do adolescente da RME. Articulação com os Conselhos Tutelares, equipes dos CAPS, Núcleos de Prevenção à Violência, CREAs e Unidades Básicas de Saúde.
Atividades de formação continuada destinadas aos educadores da Rede: Projeto “Cuidando de quem cuida” – as ações elaboradas tiveram como objetivo acolher as demandas psicossociais dos educadores da rede, abordando temas emergentes no momento: luto, angústia, ansiedade, medo, utilizando o arcabouço teórico da Psicologia da Arte a partir das práticas coletivas colaborativas, de modo a potencializar o trabalho pedagógico.
Produção de material: Coleção de textos intitulados “Diálogos com o NAAPA” abordando as temáticas: vulnerabilidade, ansiedade, adolescência, trabalho coletivo colaborativo, Pedagogia Hospitalar. Foram desenvolvidos a partir do processo de escuta com diferentes grupos de profissionais que compõem o coletivo de educadores da RME.
Enfrentamento da Violência Contra bebês Crianças e adolescentes: Elaboração do documento “Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes”. Material para auxiliar os educadores da RME na identificação, acolhimento e notificação das situações de suspeita ou constatação de violência contra bebês, crianças e adolescentes.
Ação com o Ministério Público do Trabalho: Atividade desenvolvida com o apoio dos procuradores do Ministério Público do Trabalho para sensibilizar os educadores da RME sobre as situações do trabalho infantil e os impactos sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem de bebês, crianças e adolescentes, e informar acerca dos canais de denúncia.
Participação nos fóruns intersecretariais: O NAAPA compõe importantes espaços de debate voltados para o aprimoramento de fluxos destinados ao atendimento e proteção integral de bebês, crianças e adolescentes.
Minuta do Protocolo de volta às aulas: Condução do grupo de discussão “Comunicação” com diferentes segmentos da comunidade escolar a fim de refletir sobre as principais demandas apresentadas por famílias e responsáveis pelos estudantes no que se refere ao retorno das aulas presenciais.
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