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Congresso Regional de Educação de Guaianases – CONGREG
Encontro aconteceu nos CEUs Jambeiro e Inácio Monteiro
Publicado em: 27/11/2018 9h59 | Atualizado em: 30/11/2020Nos dias 24 e 25 de novembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou mais uma edição do Congresso Regional de Educação de Guaianases – CONGREG, que teve como tema “Currículo, Formação e Avaliação: a escola do século XXI em uma perspectiva participativa e equânime”.
O evento foi organizado de forma colaborativa, por uma comissão composta por membros da Divisão Pedagógica (DIPED), da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) e profissionais das Unidades Educacionais.
Objetivando dar visibilidade e publicidade às ações do trabalho educacional de educadores, gestores, estudantes e comunidade, bem como ao número de ações, projetos e práticas pedagógicas desafiadoras e exitosas desenvolvidos nas Unidades Educacionais, o CONGREG teve a participação de educadores, equipes gestoras e demais profissionais em atuação na Rede Direta e nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Parceira. No primeiro dia de congresso, as atividades se concentraram no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro e no sábado, segundo dia de evento, os participantes se dividiram em dois polos: CEU Jambeiro e CEU Inácio Monteiro.
Noite de abertura – CEU Jambeiro
A abertura oficial do evento foi realizada no dia 24, a partir das 19h. Os participantes foram acolhidos com um Café Cultural animado pela apresentação musical de Gaspar Lopes Marcelino, Assistente Técnico do CEU Jambeiro.
No teatro, os congressistas receberam os cumprimentos de Ester Marques de Paula Dionísio, Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Beatriz Monteiro de Araújo, Supervisora Técnica da DRE Guaianases, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, representante da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (COPED-SME), Antonio Eduardo dos Santos, Prefeito Regional de Guaianases e Lucimeire Cabral de Santana, Diretora Regional de Educação.
Em sua fala, Lucimeire resgatou a história do CONGREG, evento idealizado em 2009 como um momento de interações e partilha de saberes em que profissionais e educandos têm a oportunidade de participar de palestras com assessores da SME, parceiros de Universidades e outras Secretarias, além de expor e apresentar uma síntese dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.
Em seguida, todos prestigiaram duas apresentações – o Coral da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof. Gianfederico Porta, regido pela professora Adriana Nunes de Sá, com participação do Diretor Hélio de Seixas Torres e a encenação “O Ônibus de Rosa”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. João de Lima Paiva, coordenado pela professora Leidjane Ferreira.
Iniciando a mesa de debates da noite, Ikechukwu Sunday Nkeech, escritor e professor de Língua Inglesa da EMEF Ver. Anna Lamberga Zéglio contou um pouco de sua história como imigrante nigeriano e da cultura de seu povo, utilizando-se de histórias, música e dança.
Na sequência, apresentou-se Rute Rodrigues Reis, doutora em Ciências Sociais e Diretora da EMEF Saturnino Pereira, que discorreu sobre a situação de imigração africana no Brasil e sobre a presença de imigrantes brasileiros em Portugal.
O último relato foi feito por Camila de Moraes Barreto, professora da EMEF CEU Jambeiro, em atuação no Programa “Portas Abertas – Português para Imigrantes”. Camila contou com a participação de alguns de seus alunos imigrantes para partilhar um pouco sobre a dinâmica das aulas e a importância dessa iniciativa da SME.
Para finalizar, Valmir Queiroz Pereira, Diretor da EMEI Prof. Elisiário Rodrigues de Sousa, fez um resgate das três apresentações, ressaltando a necessidade de garantir respeito e valorização à história de vida e às diferentes culturas dos educandos e famílias recebidas nas Unidades Educacionais da região, tendo em vista o grande número de migrantes e imigrantes.
25 de novembro – CEU Inácio Monteiro
Os congressistas do CEU Inácio Monteiro foram recebidos pelo Coral da EMEF Prof. Luiz Roberto Mega, formado por professores, membros da equipe gestora e funcionários da Unidade.
A Diretora Regional de Educação recebeu os participantes com palavras de incentivo e destacou a riqueza das temáticas debatidas ao longo do evento. Lucimeire parabenizou, ainda, todos os profissionais envolvidos na organização do CONGREG, bem como os professores que apresentaram seus relatos, desenvolveram oficinas ou realizaram exposições.
A mesa de debates “Currículo: a escola do século XXI em uma perspectiva participativa e equânime” foi composta por Claudia Panizzolo, doutora em Educação e assessora da COPED-SME, Cristiano Rogério Alcântara, doutor em Língua Portuguesa e representante da Divisão de Educação Infantil da COPED-SME, Reginaldo Aparecido Bassi, mestre em Educação, Administração e Comunicação e representante do Núcleo Técnico de Currículo da SME e Lineia Ruiz Trivilin, mestre em Ensino de Matemática e representante do Núcleo Técnico de Currículo da SME.
No período da tarde, todos participaram das salas de relatos ou oficinas em que diversos temas foram debatidos a partir da experiência concreta de professores dos CEIs, EMEIs e EMEFs, que apresentaram práticas relacionadas a:
– Alfabetização/letramento (leitura, escrita e matemática);
– Articulação/rede de proteção;
– Gestão Sustentável: horta, alimentação, reutilização/reciclagem; AES Eletropaulo;
– Práticas do brincar;
– Projetos Interdisciplinares (docência compartilhada, tempos de projeto);
– Protagonismo e autoria de bebês, crianças e adolescentes;
– Registros; Documentação Pedagógica;
– Relações étnico-raciais e gênero- negros, indígenas e imigrantes;
– Tecnologias para aprendizagem/ Educomunicação;
– Tempos, espaços, interações;
25 de novembro – CEU Jambeiro
No CEU Jambeiro, duas apresentações fizeram parte da abertura: “Dança da Saia Africana”, realizada pela professora Margarete Pereira de Abreu, parte do projeto “Juntos somos a diversidade”, do CEI Geraldo Magela Perón e a peça de teatro “O Grande Rabanete”, encenada por um servidor de cada segmento do CEI Madre Paulina, incluindo funcionários terceirizados e Auxiliar de Vida Escolar (AVE).
Os participantes foram acolhidos pela Diretora da DIPED, que agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância de promover o Congresso com um tema focado na renovação e transformação do currículo. Os palestrantes convidados foram saudados, assim como todos os professores que promoveram oficinas, rodas de conversa, relatos de prática ou expuseram trabalhos artísticos e banners.
Ocimar Munhoz Alavarse, doutor em Educação, e Claudio Maroja, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Diretor do Núcleo Técnico de Avaliação da SME, após palestrarem a partir da temática proposta “Avaliação: a escola do século XXI em uma perspectiva participativa e equânime”, formaram uma mesa de conversa, mediada por Michelly Francini Brassaroto, especialista em Gestão Escolar e Professora da EMEF Brig. Correia de Mello.
Durante a tarde, todos os participantes compareceram às salas de relatos ou oficinas e prestigiaram a apresentação de práticas de professores dos CEIs, EMEIs e EMEFs, que tiveram como temas:
– Alfabetização/letramento (leitura, escrita e matemática);
– Currículo integrador;
– Educação em Direitos Humanos;
– Gestão democrática como princípio norteador do PPP da escola – Projetos Interdisciplinares (docência compartilhada, tempos de projeto);
– Gestão Sustentável: Horta, Alimentação, reutilização/reciclagem; AES Eletropaulo;
– Mediação de conflitos;
– Práticas do brincar;
– Projetos Interdisciplinares (docência compartilhada, tempos de projeto);
– Protagonismo e autoria de Bebês, crianças e adolescentes;
– Reflexões e práticas sobre o AEE – Educação Inclusiva;
– Registros; documentação pedagógica;
– Relações étnico-raciais e gênero – negros, indígenas e imigrantes;
– Tecnologias para aprendizagem/ Educomunicação;
– Tempos, espaços, interações;
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