Concurso da SME desafia participantes a confeccionarem álbum de figurinhas de Mancala Awelé

Ação acontece de 3 a 31 de outubro; todos os estudantes e educadores da Rede Municipal podem participar

Publicado em: 03/10/2022 17h50 | Atualizado em: 04/10/2022

Fotografia de um tabuleiro de mancala de madeira com peças verdes e uma mão pegando as peças.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da COCEU/DIESP – Programa Jogos de Tabuleiro, promove o concurso lúdico “Meu Álbum de Mancala Awelé”, entre os dias 3 e 31 de outubro. A ação visa expandir as possibilidades de atuação com o jogo de Mancala Awelé, trabalhando de forma a valorizar seus aspectos culturais e históricos.

Todos os estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo podem participar. Neste ano o desafio será confeccionar um Álbum de Figurinhas onde as figurinhas podem ser feitas por meio de desenhos, pinturas, colagens ou outra expressão artística.

O álbum é uma folha de A3 impressa com seis campos/espaços para as figurinhas que são: 1. Baobá. Logo do jogo de Mancala Awelé da SME, 2. Mapa continental da África, 3. Tabuleiro e sementes de Mancala Awelé, 4. Manto utilizado sob o tabuleiro de Mancala Awelé, 5. Imagem de quem ensinou a jogar Mancala Awelé e 6. Linda paisagem da África.

O álbum também deverá ser preenchido com nome do participante, escola e série. Veja, abaixo, o passo a passo para participar:

1. Os educadores que trabalham com o jogo de Mancala Awelé na Unidade Educacional, e pretendem que os estudantes participem da ação, fazem a inscrição por meio do link , preenchendo a quantidade de “álbuns” que necessitarão.

Os educadores interessados devem preencher o link de inscrição aqui.

1. A coordenação do Programa Jogos de Tabuleiro encaminha a quantidade solicitada para a escola.
  2. O educador entrega o “álbum” para os estudantes, que deverão completar os campos com desenhos, pintura, colagens ou qualquer outra expressão artística que represente o solicitado. Veja o modelo do álbum (tamanho A3) na imagem abaixo:
Imagem do álbum de figurinhas de Mancala Awelé que será utilizado no concurso cultural, escrito "Meu Álbum De Macala" com a logomarca "Cidade de São Pulo - Educação".
  1. Após completar os 6 campos possíveis e preencher com Nome, Escola e Série, basta seguir os 3 passos:

1. Tirar uma foto do trabalho pronto

2. Publicar nas Redes Sociais (própria, dos responsáveis ou da escola). Atenção: o perfil de ser público, se estiver privado não será possível encontrar a #.

3. Marcar com a hashtag #meualbumdemancala

5. Pronto! Em novembro uma equipe avaliadora da SME escolherá e premiará com medalhas um total de 25 trabalhos, contemplando a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e CECIs.

O Concurso Mancala Awelé faz parte do programa Jogos de Tabuleiro da SME, que tem como objetivo abordar a história e cultura de quatro continentes por meio de quatro jogos de tabuleiro: Mancala Awelé (África), GO (Ásia), Jogo da Onça (Américas) e Xadrez (Europa).

É educador e conhece o jogo de Mancala Awelé? Estimule os estudantes a participarem!

Origem da Mancala

A Mancala é um jogo de tabuleiro milenar que surgiu no continente africano há mais de 7 mil anos. É considerado por muitos como a família de jogos mais antiga do Mundo. Já foram catalogadas mais de 600 tipos de Mancala, sendo a Awelé apenas uma delas. O nome “Mancala” vem da palavra árabe “nagaala”, que significa “mover”.

Como uma alegoria da semeadura, o jogo se vale de sementes que são postas sobre o manto, mas que por vezes podem ser jogadas diretamente na  terra, cavando buracos ou riscando linhas para representar as casas do tabuleiro. Talvez seja mais apropriado dizer que as casas dos mantos e tabuleiros são na verdade a representação da semeadura das sementes e colheitas.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação