Notícias

Coletivo de Poesia formado por estudantes ganha em duas categorias no Prêmio Suburbano Convicto 2019

Vozes Poéticas surgiu em escola da periferia da zona norte e atualmente já possui cerca de 50 participantes

Publicado em: 11/12/2019 18h18 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem com a foto do cartaz do prêmio Suburbano Convicto 2019 na esquerda, e ao lado direito uma imagem de pessoas do grupo Vopo - Vozes Poéticas.

 

Coletivo de poesia formado por estudantes de escola municipal é vencedor em duas categorias no 1º Prêmio Suburbano Convicto. O Vozes Poéticas, o VOPO, surgiu há cinco anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) General Paulo Carneiro Thomaz Alves, na periferia da zona norte.

O VOPO foi indicado e conseguiu ficar entre os vencedores em duas categorias – Destaque Sarau e Coletivo + Atuante. A cerimônia de premiação ocorre nesta quarta-feira (11), na Uninove Vergueiro. O Prêmio Suburbano Convicto foi concebido pelo produtor cultural e poeta Alessandro Buzo. A iniciativa pretende valorizar a cultura produzida nas periferias, a partir de seus coletivos e artistas.

O grupo de estudantes é liderado pelo Professor de História Felipe Yanez, que há oito anos leciona na EMEF. O educador conta que o grupo foi fundado pela iniciativa dos próprios alunos, como um desdobramento de um dos projetos da unidade no contraturno escolar que tinha como tema a cultura Latino Americana. Lá, as poesias em espanhol apresentadas serviram de inspiração para que eles iniciassem a escrita de seus próprios textos.

O grupo começou com cerca de 20 estudantes e atualmente já possui 50 integrantes. Ele é formado por crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano e também por ex-alunos. Além dos encontros semanais nas atividades de extensão de jornada escolar, o VOPO promove um Sarau aberto à comunidade todas as segundas-feiras e faz apresentações em eventos educacionais e culturais.

Em 2019, a performance com poesias sobre empoderamento feminino, racismo, política, sociedade e amor foi vitoriosa no Prêmio Cooperifa de Literatura Periférica.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

PodConversar – ECA Digital aborda comunicação ética e responsável nas redes sociais
Prêmio Por Desempenho Educacional

Prefeitura reformula PDE, amplia peso da aprendizagem e prêmio pode chegar a R$ 20 mil

Publicado em: 27/08/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem retangular, com fundo azul-escuro e elementos gráficos em tons de azul-claro no lado direito. No lado esquerdo, há uma faixa branca com o texto “SEMINÁRIO JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” e uma logomarca colorida. Na parte inferior esquerda, aparece o texto: “II Seminário – Juntos pela Aprendizagem: ‘Matemática em Rede’”.
SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA

SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA

Publicado em: 25/08/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.692