Notícias
CODAE realiza debate sobre comportamento alimentar e práticas pedagógicas na educação infantil.
Encontro proporcionou a discussão de práticas para incentivar a boa alimentação na infância.
Publicado em: 28/11/2016 9h28 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 21 de novembro a Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 4º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Infância e Alimentação” no auditório do Sindicato dos Comerciários. O encontro visou à atualização dos profissionais da CODAE nos temas “Nutrição comportamental na infância e práticas pedagógicas em alimentação na educação infantil”.
A Nutricionista da CODAE, Carla Massuia, deu início às palestras contextualizando os fatores que influenciam as escolhas alimentares, dentre eles a disponibilidade dos alimentos, o poder de aquisição, as preferências, as crenças e a cultura alimentar. Abordou que o comportamento alimentar é formado desde a gestação e principalmente durante a infância, por isso tal fase é fundamental para o desenvolvimento de hábitos saudáveis duradouros.
Carla ressaltou o papel da família e da escola na construção do comportamento alimentar da criança compartilhando estratégias que promovem a descoberta de sabores e dos alimentos. Segundo ela “às vezes a expressão facial e a reação dos adultos ao oferecer novos alimentos para as crianças pode induzir a aceitação ou não dos mesmos”.
Complementando as discussões do dia a pedagoga Maria Cristina dos Santos, que atua na Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases abordou as estratégias pedagógicas para desenvolver a temática alimentação na Educação Infantil. Apresentou boas experiências que trabalham a alimentação dentro da rotina da unidade e permitem a aproximação dos bebês e das crianças com os alimentos in natura.
Maria Cristina comentou a importância das escolas terem ambientes adequados para que as crianças realizem as refeições de maneira autônoma, agradável e que permita a socialização entre seus pares, sempre com suporte e incentivo positivo dos educadores. Ressaltou que pais, funcionários e equipe gestora devem estar sensibilizados sobre a alimentação escolar, para isso é imprescindível a parceria entre a CODAE e as unidades.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
Publicado em: 15/06/2026 2h12 - em EMFORPEF
Roda de Conversa no CEU Formosa promove reflexões sobre migração nordestina e produção escrita
Publicado em: 15/06/2026 1h00 - em CEU e COCEU
Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação
Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação