Notícias

CODAE exibe filme e discute a importância da primeira infância

Bate papo com psicóloga abordou a valorização do vínculo familiar

Publicado em: 23/12/2016 11h58 | Atualizado em: 30/11/2020
cap5740x430.png

No dia 5 de dezembro, a Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o último encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Infância e Alimentação” no Cine Olido, centro de São Paulo, destinado aos profissionais da CODAE.

O filme selecionado foi “O Começo da Vida”, lançado em 2016 e dirigido por Estela Renner. O documentário mostra a importância do cuidado na Primeira Infância, período que vai do nascimento aos seis anos de vida. Por meio de entrevistas com pesquisadores, diversos profissionais e grupos familiares de diferentes países, o público foi convidado a discutir como a sociedade está cuidando dos bebês e crianças.
Após a sessão, a convidada Maria Helena Masquetti, psicóloga do Instituto Alana, promoveu um bate-papo com os participantes sobre o papel dos pais como formadores e bons exemplos. Também discutiu sobre a necessidade de políticas públicas que fortaleçam as relações familiares e garantam os direitos na Infância.
Maria Helena ressaltou que os profissionais que tem contato com as famílias devem encorajá-las sobre a capacidade de cuidar e estimular as crianças, aproveitando o tempo em que passam juntos no dia-a-dia. Citando Raffi Cavouki, fundador do Centre for Child Honouring, “Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda”.
“O Começo da Vida” faz parte da sessão Em Cartaz, no site da CODAE, com sugestões semanais de filmes para ir além do prato. Saiba mais aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.670