Notícias

Cinema e Migração são temas de curso na modalidade a distância promovido pela SME

Inscrições devem ser realizadas a partir das 14 horas do dia 8 de setembro

Publicado em: 03/09/2021 17h37 | Atualizado em: 03/09/2021

Projetor de cinema projetando um globo terrestreEntre os dias 15 de setembro e 17 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação São Paulo vai promover o curso “Cinema e Migração: por uma práxis educomunicativa-decolonial”. A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais em parceria com o Núcleo de Educomunicação. Os interessados devem se inscrever no dia 8 de setembro. 

A ideia do curso é contribuir para reflexões sobre práticas que estabeleçam equidade étnico-racial nas escolas municipais de São Paulo, por meio de propostas educomunicativas em torno da interface “Cinema e Migração”.

No conteúdo programático do curso está previsto temas como: Conceitos teóricos sobre migração e refúgio; Direito à migração e fluxo migratório de estudantes da Rede Municipal de Ensino; De(s)colonização do currículo; Utilização do cinema em sala de aula e Introdução à linguagem cinematográfica para análise de filmes.

Serão realizados 4 encontros síncronos pela plataforma Google Meet, de 1h30 cada, com exposição dialogada e análise de trechos de filmes indicados nas atividades assíncronas do curso. Como atividades assíncronas, os(as) cursistas realizarão leituras, assistirão aos filmes indicados e produzirão o Roteiro de Atividade Educomunicativa, como tarefa final obrigatória.

As aulas síncronas do curso ocorrerão nas seguintes datas: 15, 22, 29 de setembro e 06 de outubro, das 14h30 às 16h.

As inscrições devem ser realizadas a partir das 14 horas do dia 08/09//2021 até as 14 horas do dia 10/09/2021, no formulário de inscrição. Junto à inscrição, os interessados devem escrever uma justificativa sobre seu interesse. Os servidores serão selecionados a partir da análise das justificativas, considerando as especificações do público-alvo. 

Confira mais informações sobre esta formação na publicação do Diário Oficial da Cidade. 

Acesse detalhes da proposta formativa do curso Cinema e Migração: por uma práxis educomunicativa-decolonial.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

Pessoa servindo uma refeição em um refeitório escolar entrega um prato com arroz, feijão, salada, legumes e proteínas a um estudante. Em primeiro plano, aparecem cubas de alimentos aquecidos e, ao fundo, o ambiente da cozinha escolar desfocado.
Ilustração em estilo vetorial sobre fundo azul-escuro com o título

Prêmio Heitor Villa-Lobos abre inscrições para a 8ª edição 

Publicado em: 06/08/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.684