Notícias
Chegou o terceiro caderno da Série Diálogos com o NAAPA
Acesse publicação disponível virtualmente em nosso site
Publicado em: 30/04/2021 7h24 | Atualizado em: 16/07/2021
A Série Diálogos com o NAAPA é um material desenvolvido pelo Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O volume 3 Vulnerabilidade e Educação faz parte da coleção de cinco cadernos que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
O objetivo da publicação Vulnerabilidade e Educação é refletir acerca da vulnerabilidade presente na vida de bebês, crianças e adolescentes para além do entendimento frequentemente associado à condição socioeconômica. O material propõe a compreensão a partir de outras perspectivas, como uma condicionante de forte impacto no aprendizado e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
A realidade marcada por múltiplas carências, violação de direitos, doenças crônicas e dificuldades de aprendizagem são condições explícitas de vulnerabilidades. A cada dia um novo desafio se impõe ao olhar atento de educadores e de gestores. Por isso, refletir sobre esse tema, em tempos de pandemia, é ainda mais necessário, tamanho o problema gerado pelo distanciamento do espaço físico educacional, acentuando os desafios enfrentados por muitos estudantes.
Deste modo, o volume pretende estabelecer espaços de escuta e acolhimento na busca de estratégias para o enfrentamento de situações e de contextos que fragilizam e marcam crianças e adolescentes no espaço educacional. E também exercitar a percepção do olhar no alcance e no reconhecimento de vulnerabilidades.
Acesse o Volume 3 – Vulnerabilidade e Educação
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Acompanhe as próximas publicações:
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME lança documento pioneiro para fortalecer o enfrentamento à violência na primeira infância nas unidades educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Seminário na Câmara debate práticas inclusivas na educação pública
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe sindicalistas para tratar da valorização dos servidores do quadro de apoio
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”
Secretaria Municipal de Educação
Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC
Relacionadas

Formação da CODAE discute desenvolvimento de líderes
Publicado em: 02/06/2016 2h40 - em Alimentação Escolar

Equipe da CODAE participa do 3º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”
Publicado em: 02/06/2016 2h18 - em Alimentação Escolar

Mediadores de Leitura oferecem poesias no Mercado Municipal de São Paulo
Publicado em: 02/06/2016 12h28 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Formação continuada da EJA – “Princípios e práticas pedagógicas”
Publicado em: 02/06/2016 9h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva
Publicado em: 02/06/2016 9h52 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro