Notícias

Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista

Cultura e Arte para Todos: Estudantes exploram Teatro, Dança e Literatura

Publicado em: 20/12/2024 14h33 | Atualizado em: 20/12/2024
Capa da Revista Imprensa Jovem - Edição Nº 8

A 8ª edição da Revista Imprensa Jovem, realizada em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, celebra o tema “Cultura e Arte para todos – Teatro, Música, Dança, Desenhos e a Efervescência do Mundo”. Com a participação de estudantes de cinco escolas municipais de São Paulo e da equipe universitária, o projeto promove a integração entre jovens e profissionais do jornalismo.

Participaram desta edição as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Humberto Dantas,  José Américo de Almeida, Maria Aparecida Rodrigues Cintra, Dom Paulo Rolim Loureiro e Tarsila do Amaral.

Cada edição da revista é fruto de um semestre de trabalho colaborativo, envolvendo workshops de jornalismo, planejamento editorial e encontros interativos entre estudantes e especialistas.

Veja alguns destaques desta edição:

Da sala de aula para o palco

Na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra, o teatro é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Depoimentos revelam o impacto positivo dessa vivência artística.

Babalotim: Dança e Cultura Africana

Com mais de três décadas de história, o grupo de dança negra contemporânea Babalotim é um marco na preservação e disseminação da cultura afro-brasileira. Liderado pela mestra Solange Camargo, o grupo continua inspirando gerações.

Fábrica de Livros da Tarsila

Na EMEF Tarsila do Amaral, a metodologia Cultura Maker transforma a educação literária. O projeto incentiva a criação de livros independentes, promovendo autoria e expressão criativa.

Um mergulho na cultura chinesa

O projeto Imprensa Jovem na China levou estudantes de escolas municipais a um intercâmbio cultural histórico, marcando os 50 anos de relações entre Brasil e China. A comitiva explorou cidades como Pequim, Chengdu e Xangai, vivenciando a riqueza cultural, a conservação ambiental e a modernidade tecnológica.

Precisamos falar sobre igualdade étnico-racial

No Fórum do Desenvolvimento Sustentável, realizado no Chile, o ODS 18 foi destaque, abordando o enfrentamento ao racismo e à desigualdade étnico-racial. Estudantes e especialistas discutiram a urgência da justiça racial como base para um futuro mais igualitário e sustentável.

A edição completa já está disponível e reforça a importância de integrar educação, cultura e arte no cotidiano escolar. Acesse aqui, inspire-se e descubra mais sobre os projetos que estão transformando as escolas públicas de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo

Publicado em: 09/05/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Ação Na Pista Certa

Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito

Publicado em: 09/05/2025 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Piscina Ceu Paraisópolis

Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões

Publicado em: 08/05/2025 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Sala de aula onde os estudantes estão sentados de costas para a foto. Na frente deles há uma tela mostrando uma vídeo chamada. Eles veem diversos quadrados pequenos com as pessoas que estão participando da ligação.

Prefeituras de SP e Copenhague buscam solução que diminua a temperatura das salas de aula paulistanas

Publicado em: 08/05/2025 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes em sala de aula.

SME publica plano de reposição de conteúdo para estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 08/05/2025 2h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 33 34 35 36 37 1.549