Notícias

Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista

Cultura e Arte para Todos: Estudantes exploram Teatro, Dança e Literatura

Publicado em: 20/12/2024 14h33 | Atualizado em: 20/12/2024
Capa da Revista Imprensa Jovem - Edição Nº 8

A 8ª edição da Revista Imprensa Jovem, realizada em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, celebra o tema “Cultura e Arte para todos – Teatro, Música, Dança, Desenhos e a Efervescência do Mundo”. Com a participação de estudantes de cinco escolas municipais de São Paulo e da equipe universitária, o projeto promove a integração entre jovens e profissionais do jornalismo.

Participaram desta edição as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Humberto Dantas,  José Américo de Almeida, Maria Aparecida Rodrigues Cintra, Dom Paulo Rolim Loureiro e Tarsila do Amaral.

Cada edição da revista é fruto de um semestre de trabalho colaborativo, envolvendo workshops de jornalismo, planejamento editorial e encontros interativos entre estudantes e especialistas.

Veja alguns destaques desta edição:

Da sala de aula para o palco

Na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra, o teatro é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Depoimentos revelam o impacto positivo dessa vivência artística.

Babalotim: Dança e Cultura Africana

Com mais de três décadas de história, o grupo de dança negra contemporânea Babalotim é um marco na preservação e disseminação da cultura afro-brasileira. Liderado pela mestra Solange Camargo, o grupo continua inspirando gerações.

Fábrica de Livros da Tarsila

Na EMEF Tarsila do Amaral, a metodologia Cultura Maker transforma a educação literária. O projeto incentiva a criação de livros independentes, promovendo autoria e expressão criativa.

Um mergulho na cultura chinesa

O projeto Imprensa Jovem na China levou estudantes de escolas municipais a um intercâmbio cultural histórico, marcando os 50 anos de relações entre Brasil e China. A comitiva explorou cidades como Pequim, Chengdu e Xangai, vivenciando a riqueza cultural, a conservação ambiental e a modernidade tecnológica.

Precisamos falar sobre igualdade étnico-racial

No Fórum do Desenvolvimento Sustentável, realizado no Chile, o ODS 18 foi destaque, abordando o enfrentamento ao racismo e à desigualdade étnico-racial. Estudantes e especialistas discutiram a urgência da justiça racial como base para um futuro mais igualitário e sustentável.

A edição completa já está disponível e reforça a importância de integrar educação, cultura e arte no cotidiano escolar. Acesse aqui, inspire-se e descubra mais sobre os projetos que estão transformando as escolas públicas de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher está sentada em equipamento de academia, um homem está de pé ao seu lado.

CEU Água Azul possui academia com equipamentos profissionais

Publicado em: 29/06/2023 12h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professor durante a gravação de um filme curta-metragem. Uma menina segura uma claquete de cinema e um aluno está atrás de um tripé com uma câmera. Outras três pessoas observam algo que está fora da captação pela fotografia.

Inscrições abertas para o I Festival de Cinema LiberArte 

Publicado em: 28/06/2023 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação

2º Prêmio Ciências para todos

Estudantes e educadores de escolas públicas podem se inscrever no Prêmio Ciências Para Todos

Publicado em: 28/06/2023 5h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa dos Materiais de Orientação para Kit de Educação Infantil
Imagem com duas capas de periódicos: uma da revista Qualé e outra do Jornal Joca.

SME distribui mais de 500 mil exemplares da Revista Qualé e Jornal Joca 

Publicado em: 28/06/2023 11h00 - em Educomunicação

1 141 142 143 144 145 1.498