CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Serão mais de 2 mil eventos em 500 espaços da cidade de São Paulo; Festival de Xadrez da SME faz parte da programação

Publicado em: 01/12/2021 12h22 | Atualizado em: 02/12/2021

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vidaA Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e da Secretaria Municipal da Educação (SME), promove no próximo sábado (4) e domingo (5) a 14ª edição da Virada Esportiva com diversos eventos gratuitos abertos ao público geral.

Serão mais de 2 mil eventos direcionados para públicos de todas as faixas etárias, além de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência, em 500 espaços espalhados por todas as regiões. Entre eles, estão mais de 20 Centros de Educação Unificada (CEU) que vão oferecer atividades como: judô, kung-fu, yoga, tênis de mesa, handebol, futebol, capoeira, entre outras.

Para realização da Virada Esportiva, a Prefeitura investiu R$ 2 milhões nos eventos e conta com a colaboração de diversas parcerias da iniciativa privada. Todas as atividades são gratuitas.

Confira programação completa da Virada Esportiva

Confira programação da Virada Esportiva nos CEUs.

O tema “Movimente a Vida” dá o tom da Virada Esportiva e ressalta a importância da atividade física para o fortalecimento da saúde e o combate ao sedentarismo. Durante a pandemia, estudos apontam para um aumento do sedentarismo na população em geral. O estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 44.062 pessoas, constatou uma diminuição de atividades físicas durante o período de home office, 62% dos entrevistados afirmaram não fazer nenhuma atividade física, além disso, houve um aumento significativo do tempo sentado em frente ao computador e TV. Essa combinação propicia o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e também influencia na imunidade, o que pode significar um risco maior a síndromes gripais, como a COVID.

Festival de Xadrez na Virada

No domingo (5), o Programa de Jogos de Tabuleiro organiza o Festival de Xadrez na Virada no Centro Cultural São Paulo (CCSP, na Rua Vergueiro nº 1.000, das 13h30 às 17h30. São 60 vagas distribuídas aos primeiros que se inscreverem.

Faça a inscrição

Para se inscrever os maiores de 17 anos devem anexar o comprovante de vacinação no formulário e todos devem se atentar aos protocolos de prevenção e segurança que obriga o uso de máscaras e luvas descartáveis que serão fornecidas pelos organizadores do evento.

Serão 6 rodadas de 15 minutos de relógio por jogador. Não haverá divisão por categoria e o festival se valerá do Sistema Suíço de emparceiramento. Todos os 60 participantes receberam medalha como premiação.

Para aqueles que ainda pensam em dar os primeiros movimentos no tabuleiro é possível encontrar um material no portal da SME que auxilia nos primeiros passos para os aspirantes a enxadrista. Além de Xadrez o Programa Jogos de Tabuleiro estimula Jogo da Onça, Go e Mancala Awelé:

Acesse o site do Programa Jogos de Tabuleiro

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação