Notícias

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Serão mais de 2 mil eventos em 500 espaços da cidade de São Paulo; Festival de Xadrez da SME faz parte da programação

Publicado em: 01/12/2021 12h22 | Atualizado em: 02/12/2021

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vidaA Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e da Secretaria Municipal da Educação (SME), promove no próximo sábado (4) e domingo (5) a 14ª edição da Virada Esportiva com diversos eventos gratuitos abertos ao público geral.

Serão mais de 2 mil eventos direcionados para públicos de todas as faixas etárias, além de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência, em 500 espaços espalhados por todas as regiões. Entre eles, estão mais de 20 Centros de Educação Unificada (CEU) que vão oferecer atividades como: judô, kung-fu, yoga, tênis de mesa, handebol, futebol, capoeira, entre outras.

Para realização da Virada Esportiva, a Prefeitura investiu R$ 2 milhões nos eventos e conta com a colaboração de diversas parcerias da iniciativa privada. Todas as atividades são gratuitas.

Confira programação completa da Virada Esportiva

Confira programação da Virada Esportiva nos CEUs.

O tema “Movimente a Vida” dá o tom da Virada Esportiva e ressalta a importância da atividade física para o fortalecimento da saúde e o combate ao sedentarismo. Durante a pandemia, estudos apontam para um aumento do sedentarismo na população em geral. O estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 44.062 pessoas, constatou uma diminuição de atividades físicas durante o período de home office, 62% dos entrevistados afirmaram não fazer nenhuma atividade física, além disso, houve um aumento significativo do tempo sentado em frente ao computador e TV. Essa combinação propicia o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e também influencia na imunidade, o que pode significar um risco maior a síndromes gripais, como a COVID.

Festival de Xadrez na Virada

No domingo (5), o Programa de Jogos de Tabuleiro organiza o Festival de Xadrez na Virada no Centro Cultural São Paulo (CCSP, na Rua Vergueiro nº 1.000, das 13h30 às 17h30. São 60 vagas distribuídas aos primeiros que se inscreverem.

Faça a inscrição

Para se inscrever os maiores de 17 anos devem anexar o comprovante de vacinação no formulário e todos devem se atentar aos protocolos de prevenção e segurança que obriga o uso de máscaras e luvas descartáveis que serão fornecidas pelos organizadores do evento.

Serão 6 rodadas de 15 minutos de relógio por jogador. Não haverá divisão por categoria e o festival se valerá do Sistema Suíço de emparceiramento. Todos os 60 participantes receberam medalha como premiação.

Para aqueles que ainda pensam em dar os primeiros movimentos no tabuleiro é possível encontrar um material no portal da SME que auxilia nos primeiros passos para os aspirantes a enxadrista. Além de Xadrez o Programa Jogos de Tabuleiro estimula Jogo da Onça, Go e Mancala Awelé:

Acesse o site do Programa Jogos de Tabuleiro 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302