Notícias

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Serão mais de 2 mil eventos em 500 espaços da cidade de São Paulo; Festival de Xadrez da SME faz parte da programação

Publicado em: 01/12/2021 12h22 | Atualizado em: 02/12/2021

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vidaA Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e da Secretaria Municipal da Educação (SME), promove no próximo sábado (4) e domingo (5) a 14ª edição da Virada Esportiva com diversos eventos gratuitos abertos ao público geral.

Serão mais de 2 mil eventos direcionados para públicos de todas as faixas etárias, além de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência, em 500 espaços espalhados por todas as regiões. Entre eles, estão mais de 20 Centros de Educação Unificada (CEU) que vão oferecer atividades como: judô, kung-fu, yoga, tênis de mesa, handebol, futebol, capoeira, entre outras.

Para realização da Virada Esportiva, a Prefeitura investiu R$ 2 milhões nos eventos e conta com a colaboração de diversas parcerias da iniciativa privada. Todas as atividades são gratuitas.

Confira programação completa da Virada Esportiva

Confira programação da Virada Esportiva nos CEUs.

O tema “Movimente a Vida” dá o tom da Virada Esportiva e ressalta a importância da atividade física para o fortalecimento da saúde e o combate ao sedentarismo. Durante a pandemia, estudos apontam para um aumento do sedentarismo na população em geral. O estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 44.062 pessoas, constatou uma diminuição de atividades físicas durante o período de home office, 62% dos entrevistados afirmaram não fazer nenhuma atividade física, além disso, houve um aumento significativo do tempo sentado em frente ao computador e TV. Essa combinação propicia o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e também influencia na imunidade, o que pode significar um risco maior a síndromes gripais, como a COVID.

Festival de Xadrez na Virada

No domingo (5), o Programa de Jogos de Tabuleiro organiza o Festival de Xadrez na Virada no Centro Cultural São Paulo (CCSP, na Rua Vergueiro nº 1.000, das 13h30 às 17h30. São 60 vagas distribuídas aos primeiros que se inscreverem.

Faça a inscrição

Para se inscrever os maiores de 17 anos devem anexar o comprovante de vacinação no formulário e todos devem se atentar aos protocolos de prevenção e segurança que obriga o uso de máscaras e luvas descartáveis que serão fornecidas pelos organizadores do evento.

Serão 6 rodadas de 15 minutos de relógio por jogador. Não haverá divisão por categoria e o festival se valerá do Sistema Suíço de emparceiramento. Todos os 60 participantes receberam medalha como premiação.

Para aqueles que ainda pensam em dar os primeiros movimentos no tabuleiro é possível encontrar um material no portal da SME que auxilia nos primeiros passos para os aspirantes a enxadrista. Além de Xadrez o Programa Jogos de Tabuleiro estimula Jogo da Onça, Go e Mancala Awelé:

Acesse o site do Programa Jogos de Tabuleiro 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211