Notícias
CEUs e escolas da DRE Campo Limpo promovem mais uma edição da FeirÁfrica
Projeto promove práticas antirracistas e ações formativas da história e cultura africana e afro-brasileira
Publicado em: 10/11/2023 12h42 | Atualizado em: 10/11/2023
Em celebração ao mês da Consciência Negra, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) e as unidades escolares da DRE Campo Limpo promovem mais uma edição da FeirÁfrica. Além de fomentar e promover práticas antirracistas, o evento tem o propósito de ocupar os espaços da comunidade, possibilitando o acesso e a promoção da história e cultura africana e afro-brasileira nas diferentes linguagens.
A programação começou neste quinta-feira (8) e segue ao longo do mês (confira abaixo alguns destaques).
A primeira edição da FeirÁfrica foi em 2016 no CEU Paraisópolis. No ano seguinte, ela foi expandida para todos os CEUs da Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo. Atualmente, o CEU Paraisópolis está sob gestão da DRE Butantã, mas continua com projeto.
O projeto é o resultado dos esforços conjuntos do Núcleo de Educação Étnico Racial, coordenadores de polo UniCEU, CEU Gestão – Cultura e Educação, CEIs, EMEIs e EMEFs e outros equipamentos públicos.
Confira alguns destaques que são abertos ao público:
CEU Feitiço da Vila
Data: 11/11
Saída às 9h – Local: Perto da Bandeiras
Caminhada Unidades Educacionais (CEU e entorno)
Concentração a partir das 8h45min.
9h20 – Local : Espaço Verde
Gestão e Educação : Cultura/ Biblioteca
Árvore da Reflexão
9h30 – Recepção da caminhada com Roda de Capoeira
10h – AEL EMEF – Apresentação Cultural – 6º e 7º anos
11h – BEC Inferior – Jogo de Mancala
11 às 12h – EMEI – Oficina
11h -EMEF – Desfile de Beleza Negra e Apresentação do 2º ano
11h30 – CEI – Roda de Música
12h30 – CEI – Desfile
CEU Feitiço da Vila: Rua Feitiço da Vila, 399 – Chácara Santa Maria – São Paulo
CEU Cantos do Amanhecer
Data: 25/11
10h às 16h : Feira de artesanato e comidas e exposição da escritora Aline Soares Diva.
CEI: Exposição de atividades em tela, corte de cabelo afro e cacheado , exposição de fotografia: A Representatividade na Primeira Infância.
EMEI: Brincadeiras africanas, exposição em TOTEM, Oficina de Dança do Ventre e estante de brincadeiras africanas.
Biblioteca Itinerante: Acervo de literatura afro para fins de consulta e empréstimo e Mostra Audiovisual: atividades realizadas ao longo do ano na biblioteca sobre a temática.
UNICEU: Exposição de poemas de poetas africanos.
CEU Cantos do Amanhecer : Av. Cantos do Amanhecer, S/N – Jardim Eledy, São Paulo
14h apresentação com o cantor Thythoo
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEF Professor João Ernesto de Souza Campos tem 37 alunos finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEI Pedro Herz é inaugurado no Jardim Letícia com infraestrutura sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Penha
Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável
Relacionadas

EMEF Professor João Ernesto de Souza Campos tem 37 alunos finalistas da Olimpíada Brasileira de Informática
Publicado em: 07/08/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

CEI Pedro Herz é inaugurado no Jardim Letícia com infraestrutura sustentável
Publicado em: 07/08/2025 3h52 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes
Publicado em: 07/08/2025 11h27 - em Secretaria Municipal de Educação

FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto
Publicado em: 07/08/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal
Publicado em: 06/08/2025 2h10 - em Secretaria Municipal de Educação