Notícias

CEU Parelheiros desenvolve projeto com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa busca chamar a atenção para o território de Parelheiros, considerado patrimônio ambiental

Publicado em: 03/07/2018 9h47 | Atualizado em: 30/11/2020

principal_ceu_par_740x430.jpg

Ao longo do primeiro semestre deste ano, o Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, da Diretoria Regional da Educação (DRE) Capela do Socorro, planejou e realizou ações integradas com os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) dos quatro segmentos que dele fazem parte (Gestão, Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). O projeto se baseia em quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Combate às Alterações Climáticas e Vida Sobre a Terra. A Agenda é composta por ações e diretrizes que orientam os trabalhos dos países-membros das Nações Unidas em busca do desenvolvimento sustentável.

O primeiro evento do ano no âmbito desse projeto consistiu em uma aula aberta no Parque Linear de Parelheiros, ministrada por Audrey Costa, Diretora do Parque Linear. A formação contou com a participação do professor de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira de Queiroz Filho, Carlindo Alves Júnior, e dos jardineiros do CEU Parelheiros. Na aula, foram abordados aspectos da região, como os seus recursos naturais, biodiversidade preservada, área de proteção aos mananciais, mata nativa, e sua rede hídrica que contempla três bacias hidrográficas: Capivari, Guarapiranga e Billings.

Na sequência das atividades, as coordenadoras Daniela Oliveira Francisco e Giseli Rocumback dos Santos, da EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, conduziram uma visita ao Parque Estadual Serra do Mar-Núcleo Curucutu para os alunos dos 9ºs anos, que produziram seus Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA) valorizando questões ambientais e de sustentabilidade. Por último, foi a vez da equipe pedagógica (professores e demais funcionários) das Unidades Escolares terem um dia de imersão no Polo de Ecoturismo de Parelheiros.

“As visitas aproximam e empoderam os atores deste lindo, vasto e rico território”, observa Vânia Camila, Coordenadora de Ação Educacional do CEU Parelheiros. “Precisamos nos desafiar e, acima de tudo, fazer deste um local potencializador e humano para a formação da cidadania, indo ao encontro dos princípios de uma Cidade Educadora, na qual todos os habitantes têm o direito de usufruir em condições de liberdade e igualdade dos meios e oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e reconhecimento da própria identidade, história e cultura”, finaliza Viviane Ramos, Gestora do CEU Parelheiros.

Veja a galeria de fotos 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

quadrante na cor laranja com o texto Make Music

Escolas Municipais celebram o Make Music Day 2025 com estudantes

Publicado em: 17/06/2025 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site

Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME

Publicado em: 13/06/2025 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens Reporteres Cobertura Virada Ods 2

Secretaria Municipal de Educação organiza ações para o junho migrante em escolas

Publicado em: 13/06/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Diversas pessoas sentadas, voltadas para frente, assistindo a uma apresentação. Uma mulher está em pé, ao centro, falando diante de uma tela de projeção onde aparece o logotipo do Gabinete Integrado de Proteção Escolar.
Na imagem, vemos três crianças pequenas, do CEI Maria Beatriz Nascimento, sorrindo e posando para a foto dentro da Arena Corinthians, um famoso estádio de futebol em São Paulo. Elas estão usando crachás e camisetas brancas. Ao fundo, aparecem as arquibancadas vazias com cadeiras brancas.

Crianças do CEI Maria Beatriz Nascimento visitam a Arena Corinthians, em Itaquera

Publicado em: 13/06/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.546