Notícias

CEU Guarapiranga recebe Workshop de Fotografia pela 8ª edição do “Moda no CEU”

O fotógrafo de moda Rodrigo Bueno foi ao CEU para conversar sobre seu trabalho no SPFW

Publicado em: 18/11/2016 14h53 | Atualizado em: 30/11/2020

CEU_guarapiranga_workshop_fotografia_8_edicao_moda_no_CEU_740_x_430-1.jpg
Foto: Priscilla Vilariño/Divulgação

No dia 25 de outubro o Centro Educacional Unificado (CEU) Guarapiranga recebeu, em seu teatro, o fotógrafo Rodrigo Bueno, para um workshop de fotografia como parte do “Moda no CEU”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a São Paulo Fashion Week (SPFW).

Rodrigo Bueno, que tem 10 anos de experiência na área da moda, realizando editoriais de moda e cobrindo os maiores eventos relacionado ao mundo fashion, foi ao CEU Guarapiranga para falar sobre sua profissão e trabalho, incluindo a exposição “Essências”, que aconteceu durante a última edição do SPFW.

Além do bate-papo o encontro contou com uma demonstração prática de como é o trabalho de um fotógrafo de moda, por meio de um workshop de Bueno com os presentes no CEU Guarapiranga.

Bueno conta que sua expectativa foi cumprida com o evento, principalmente pela participação da plateia no bate-papo sobre o mundo da moda, que contribuiu para a espontaneidade da conversa. “Todos estavam muito atentos e interessados. Muitos deles levantaram as mãos para fazer perguntas e assim a oficina fluiu naturalmente”, disse o fotógrafo.

Com o foco em sua recente produção, que foi exposta no SPFW, intitulada “Essências”, o fotógrafo montou um estúdio no palco do CEU Guarapiranga para demonstrar o que acontece por trás da produção de retratos fotográficos. Isso porque o seu mais novo trabalho procura, como ele mesmo diz, mostrar, por meio das fotos, a diversidade das belezas e a perfeição de cada um.

Entre as contribuições que Bueno espera ter deixado para quem participou de sua oficina, ficou a esperança de ter incentivado futuros fotógrafos: “espero ter deixado o desejo em algum deles de se tornar fotógrafo e, a partir da oficina, que eles passem a pesquisar e estudar mais sobre fotografia”, revelou.

A Coordenadora de Cultura do CEU Guarapiranga, Mayra Ferreira, acredita que a contribuição de Bueno foi alcançada. Ela conta que a presença do fotógrafo foi importante para os alunos perceberem que podem alcançar novos objetivos, através da arte e da fotografia. “O Rodrigo soube transformar sua câmera em uma batuta com a qual regeu com simplicidade e humildade mais de 50 jovens, que entendem em sua profissão algo com o que podem se transformar”, ela afirmou.

Moda no CEU – O projeto “Moda no CEU”, para Mayra, é a chance de os CEUs se aproximarem de um universo profissional, que tem edições tanto nacionais como internacionais, reconhecendo que a maioria da população, que está longe dos centros comerciais, também consome moda em todas suas vertentes.

No que se diz respeito à presença do evento, pela primeira vez no CEU Guarapiranga, Mayra disse se sentir satisfeita com os resultados. “Recebemos uma missão que nos fez sair da zona de conforto, e promover uma ação que tivesse esse tipo de objetivo e visibilidade, nos trouxe, mais uma vez, a noção de dever cumprido”, relatou.

Bueno, assim como Mayra, diz que o trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com a São Paulo Fashion Week (SPFW), é uma excelente proposta, pois o projeto dá oportunidade a quem dificilmente teria em outras condições. “Esse projeto proporciona para eles uma experiência incrível de estar próximo e saber mais sobre várias profissões, de estar em contato com estilistas, artistas, fotógrafos e maquiadores”, avaliou.

Veja mais do encontro na galeria de fotos aqui. (Fotos: Priscilla Vilariño/Divulgação)

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora em sala de aula com estudantes.

Mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de SP voltam às aulas nesta segunda-feira (6)

Publicado em: 06/02/2023 10h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma mãe amamentando uma bebê
Imagem com fundo verde onde se lê 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - IMPA - Somando novos talentos para o Brasil
Whatsapp Image 2023 02 01 At 12.13.21

Reunião de Organização Inicial 2023

Publicado em: 02/02/2023 12h23 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs
1 2 3 1.311