Notícias

CEU Guarapiranga recebe Workshop de Fotografia pela 8ª edição do “Moda no CEU”

O fotógrafo de moda Rodrigo Bueno foi ao CEU para conversar sobre seu trabalho no SPFW

Publicado em: 18/11/2016 14h53 | Atualizado em: 30/11/2020

CEU_guarapiranga_workshop_fotografia_8_edicao_moda_no_CEU_740_x_430-1.jpg
Foto: Priscilla Vilariño/Divulgação

No dia 25 de outubro o Centro Educacional Unificado (CEU) Guarapiranga recebeu, em seu teatro, o fotógrafo Rodrigo Bueno, para um workshop de fotografia como parte do “Moda no CEU”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a São Paulo Fashion Week (SPFW).

Rodrigo Bueno, que tem 10 anos de experiência na área da moda, realizando editoriais de moda e cobrindo os maiores eventos relacionado ao mundo fashion, foi ao CEU Guarapiranga para falar sobre sua profissão e trabalho, incluindo a exposição “Essências”, que aconteceu durante a última edição do SPFW.

Além do bate-papo o encontro contou com uma demonstração prática de como é o trabalho de um fotógrafo de moda, por meio de um workshop de Bueno com os presentes no CEU Guarapiranga.

Bueno conta que sua expectativa foi cumprida com o evento, principalmente pela participação da plateia no bate-papo sobre o mundo da moda, que contribuiu para a espontaneidade da conversa. “Todos estavam muito atentos e interessados. Muitos deles levantaram as mãos para fazer perguntas e assim a oficina fluiu naturalmente”, disse o fotógrafo.

Com o foco em sua recente produção, que foi exposta no SPFW, intitulada “Essências”, o fotógrafo montou um estúdio no palco do CEU Guarapiranga para demonstrar o que acontece por trás da produção de retratos fotográficos. Isso porque o seu mais novo trabalho procura, como ele mesmo diz, mostrar, por meio das fotos, a diversidade das belezas e a perfeição de cada um.

Entre as contribuições que Bueno espera ter deixado para quem participou de sua oficina, ficou a esperança de ter incentivado futuros fotógrafos: “espero ter deixado o desejo em algum deles de se tornar fotógrafo e, a partir da oficina, que eles passem a pesquisar e estudar mais sobre fotografia”, revelou.

A Coordenadora de Cultura do CEU Guarapiranga, Mayra Ferreira, acredita que a contribuição de Bueno foi alcançada. Ela conta que a presença do fotógrafo foi importante para os alunos perceberem que podem alcançar novos objetivos, através da arte e da fotografia. “O Rodrigo soube transformar sua câmera em uma batuta com a qual regeu com simplicidade e humildade mais de 50 jovens, que entendem em sua profissão algo com o que podem se transformar”, ela afirmou.

Moda no CEU – O projeto “Moda no CEU”, para Mayra, é a chance de os CEUs se aproximarem de um universo profissional, que tem edições tanto nacionais como internacionais, reconhecendo que a maioria da população, que está longe dos centros comerciais, também consome moda em todas suas vertentes.

No que se diz respeito à presença do evento, pela primeira vez no CEU Guarapiranga, Mayra disse se sentir satisfeita com os resultados. “Recebemos uma missão que nos fez sair da zona de conforto, e promover uma ação que tivesse esse tipo de objetivo e visibilidade, nos trouxe, mais uma vez, a noção de dever cumprido”, relatou.

Bueno, assim como Mayra, diz que o trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com a São Paulo Fashion Week (SPFW), é uma excelente proposta, pois o projeto dá oportunidade a quem dificilmente teria em outras condições. “Esse projeto proporciona para eles uma experiência incrível de estar próximo e saber mais sobre várias profissões, de estar em contato com estilistas, artistas, fotógrafos e maquiadores”, avaliou.

Veja mais do encontro na galeria de fotos aqui. (Fotos: Priscilla Vilariño/Divulgação)

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Centenário de Paulo Freire: relembre a história e trajetória do educador na SME

Publicado em: 19/09/2021 10h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.189