Notícias

Cerimônia de fundação da AEL Graciliano Ramos

São 29 Academias Estudantis de Letras na cidade de São Paulo

Publicado em: 08/08/2017 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020

ael_graciliano_740_x_430.jpg

No dia 23 de outubro, o CEU Aricanduva foi o palco da cerimônia de fundação da 29ª Academia Estudantil de Letras (AEL) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a AEL Graciliano Ramos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Alves Mendes Filho – Chico Mendes. Esta é a segunda AEL de uma escola da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera.

Os integrantes da nova academia tomaram posse de suas cadeiras e apresentaram a biografia e as obras dos autores que escolheram para representar. A recepção dos novos acadêmicos foi feita por alunos da 28ª AEL, a AEL Pedro Bandeira, da EMEF Saturnino Pereira, da DRE Guaianases, por integrantes da AEL Rachel de Queiroz, da EMEF Arthur Alvim, da DRE Penha, e por alunos participantes da AEL Walcyr Carrasco, da EMEF Danylo José Fernandes, a primeira fundada na DRE Itaquera, em 2011.

ael_graciliano_2_740_x_430.jpg
Alunos da AEL Graciliano Ramos, AEL Walcyr Carrasco, AEL Pedro Bandeira e AEL Rachel de Queiroz participaram da cerimônia

Academia Estudantil de Letras – Criada em 2005 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antonio Vieira pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Academia Estudantil de Letras (AEL) estimula o gosto pela leitura e pela escrita ao trabalhar a autoestima dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Em aulas que acontecem uma vez por semana no contraturno escolar, os estudantes tomam contato com a obra e vida de autores que vão dos clássicos aos contemporâneos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696