Notícias

CEI Jardim Verônia finaliza o mês da Consciência Negra com contação de história

Durante todo o mês foram feitas máscaras africanas, pintura em tecido e também estilização e amarração de roupas e turbantes.

Publicado em: 02/12/2016 16h04 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_jardim_veronia_finaliza_o_mes_da_consciencia_negra_com_contacao_de_historia_740_x_430.jpg

As atividades voltadas para o mês da Consciência Negra foram finalizadas no dia 30 de novembro no Centro de Integração Infantil (CEI) Jardim Verônia com uma tarde de contação de história e confraternização.

Durante todo o mês foram realizadas atividades voltadas para essa temática, como a pintura de tecidos, amarração de turbantes e roupas e também a confecção de máscaras africanas. Esta última ficou a cargo da professora Renata Pinheiro de Matos, que explicou que introduziu a atividade primeiramente com leituras de diversos livros sobre o tema em sala, bem como trabalhou a questão sobre a diversidade em rodas de conversas com as crianças.

A professora informou que desenvolveu as atividades no CEI a partir do que ela aprendeu durante os cursos sobre questões étnico-raciais ministrados pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, e disse que o todo o processo do projeto no CEI Jardim Verônia foi muito gratificante. “Quando você pega um livro, que mostra as diferentes tonalidades de pele, e a criança se vê ali e se reconhece, ela se encontra naquele contexto e os demais alunos aprendem também a respeitar as diferenças”, disse a professora.

Professores, gestão e assistentes e alguns pais ajudaram a realizar as atividades, como Michele Santos da Cruz, que é mãe de aluno, a qual tem o hábito de usar turbantes e roupas étnicas, se voluntariou a fim de auxiliar as professoras a fazer as amarrações de roupas e turbantes.

“Acho que a conscientização começa na infância e a escola trazendo um projeto desses já mostra para as crianças as diferenças e assim traz para dentro da sociedade uma consciência que dá início aqui. Por isso acho importante a escola desenvolver estes e outros tipos de trabalho relacionado à multicultura”, afirmou Michele.


Identificação –
Já a professora Nanci Viana Rabelo foi a responsável pela contação da história que finalizou o projeto, ela fez uma releitura do livro “Os setes novelos de lã – Um conto de Kwanzaa” da autora Angela Shelf Medearis, e declarou que escolheu essa história primeiramente por conta da riqueza de materiais tais como os tecidos de diversas cores e texturas que poderiam ser utilizados no decorrer do conto, e todos foram pintados pelas crianças.

Conforme pintavam e criavam, a professora indicava qual cor representava cada personagem do conto, depois aprenderam a fazer amarração nos cabelos e criaram também as roupas, isso fez com que as crianças participassem de todo o processo da atividade, inclusive em cena durante a contação da história.

“Soltamos os cabelos. Eu soltei o meu primeiro, e a partir disso as meninas soltaram os delas. Algumas mães vieram me falar que depois disso as meninas pediram para ir para a escola com o cabelo ‘igual ao da professora’, não queriam trança ou preso, para mim isso foi algo maravilhoso”, afirmou Nanci.

A contação de história foi bastante lúdica, e no cenário havia todos os materiais confeccionados no decorrer do mês, houve um grande trabalho em equipe durante todo o processo, como as crianças que fizeram parte daquilo e interagiram o tempo todo. Tal qual a professora Nancy explicou “toda a questão da cor da pele e os tipos de cabelo é muito presente e, diferente do que muitos dizem, dentro da educação infantil há campo também para esta ser trabalhada”.

Confira uma galeria de imagens do projeto

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores de São Mateus participam de Diálogos com a DRE

Educadores de São Mateus participam de Diálogos com a DRE

Publicado em: 18/11/2015 3h11 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Atendimento Pedagógico Hospitalar

Atendimento Pedagógico Hospitalar

Publicado em: 18/11/2015 10h57 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Seminário de Práticas Corporais

Seminário de Práticas Corporais

Publicado em: 17/11/2015 5h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Guaianases realiza mesa redonda para dar mais consistência ao Programa “Mais Educação São Paulo”

DRE Guaianases realiza mesa redonda para dar mais consistência ao Programa “Mais Educação São Paulo”

Publicado em: 17/11/2015 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Projeto Pintura em Tela do CEU Três Pontes

Projeto Pintura em Tela do CEU Três Pontes

Publicado em: 17/11/2015 1h39 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 1.432 1.433 1.434 1.435 1.436 1.479