Notícias

CEI Jardim Universitário promove projeto “Leitura em Família”

Iniciativa tem o objetivo de desenvolver hábitos de leitura nas crianças e suas famílias.

Publicado em: 03/10/2016 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020
CEI Jardim Universitario promove projeto Leitura em Familia_740x430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Universitário, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realiza entre os alunos o projeto “Leitura em Família”. O projeto conta acontece desde 2015 e consiste no empréstimo de livros todas sexta-feira para que as crianças leiam junto às famílias nos finais de semana com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as famílias e a escola e desenvolver os hábitos de leitura entre as crianças e suas famílias. Atualmente 136 crianças participam da atividade.

A atividade funciona da seguinte forma: na sexta-feira, é feito o empréstimo de livros para que as crianças e suas respectivas famílias leiam a história juntos no fim de semana; na segunda-feira, é formada uma roda de conversa para que os pequenos comentem sobre a obra que leram e digam se gostaram da história. Caso alguma criança não tenha lido, a professora faz a leitura na hora, para todos. Os pais ou responsáveis também participam da iniciativa relatando as experiências para os professores nas reuniões de pais e porta da escola, quando vão buscar os pequenos.

Segundo a Coordenadora Pedagógica do CEI, Maria das Graças Alexandre, o projeto surgiu como uma proposta do Projeto Especial de Ação (PEA) da escola. “Percebemos, por meio da atitude das crianças perante aos livros e conversas com as famílias, que pouquíssimas crianças mantinham contato regular com livros em casa. A partir disso, elaboramos o projeto para oferece este empréstimo de livros para a leitura em família”, argumenta a Coordenadora.

Graça comenta que no início do projeto muitas famílias não compreendiam a importância do livro e não faziam a leitura, porém, com o passar do tempo, começaram a dizer que as crianças passaram a exigir a leitura. “É importante o contato das crianças com o livro o quanto antes, seja ouvindo histórias lidas pelas professoras da unidade, manuseando livros ou levando-os para casa para a leitura em família”.

Ainda segundo a Coordenadora, alguns alunos se identificam tanto com algumas histórias que levam o mesmo livro várias vezes. “Muitas delas zelam tanto pelo livro, que os pais nem podem pegar no livro, leem na mão da criança”, completa a Graça, que destaca também o fato do projeto contribuir para melhorar a relação entre as famílias e a escola.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.512