Notícias

CEI Guida leva crianças e famílias à Pinacoteca

Visita compõe ações do projeto da unidade escolar

Publicado em: 10/11/2017 17h11 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_Guida_pinacoteca_740_x_430.jpg

No dia 9 de outubro, famílias, bebês, crianças e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Maria Margarida Rodrigues de Oliveira – Guida, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Experiência serviu para repertoriar a produção dos bebês e crianças, inspirá-los em suas criaçõess, assim como, contemplar e interagir com o rico acervo de arte existente no museu.

A visita à Pinacoteca foi uma das ações elencadas no Projeto “As crianças e suas culturas em diálogo com a Pedagogia da Infância: desafios e proposições”, que foi construído e reconstruído a partir de reflexões permanentes com a prática junto aos educadores e famílias, nos seus diferentes contextos e experiências de vida. Foi lindo ver as crianças brincando, observando as obras, explorando os espaços. Também achei muito válido o contato que os pais tiveram com as obras de arte expostas, disse a professora
Elisangela Figueiredo de Moraes

Durante o passeio, além da ilha de atividades e do espaço interativo, todos puderam visitar as obras que fazem parte da exposição permanente do acervo e a exposição tátil. Por fim, conheceram a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, que homenageia o artista do modernismo Emiliano Di Cavalcanti, que em suas obras retratou cenas do cotidiano como pescadores, o carnaval, a mulher negra, destacando elementos da cultura popular brasileira. Para encerrar o dia, todos participaram de um piquenique nas dependências da unidade. Camila Rocha Teixeira, mãe do aluno Bernardo Rocha, do Berçário I conta que crianças e pais se divertiram muitos. “O melhor foi ter levado eles a um lugar no qual ninguém espera que se leve crianças na idade deles. Foi ótimo para o aprendizado, eles estarem em contato com a cultura e passeando em lugares diferentes”, falou.

Sobre o museu – A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de arte da cidade de São Paulo que conta com cerca de nove mil obras. Sendo um dos poucos museus que atendem os bebês e as crianças bem pequenas. A Pinacoteca, conta com o projeto Pinafamilia que ocorre todo segundo domingo do mês e tem uma programação pensada especialmente para as familias, incluindo os bebês. Desenvolvem processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas através da interação e intervenção com diferentes objetos de exploração de cores, texturas, tecidos e fantasias. Estas propostas educativas favorecem a compreensão do público e enfatiza a importância do patrimônio cultural e sua preservação. 

CEI_Guida_pinacoteca_740_x_430_2.jpg
Desenho de Rafaela Vitória Barbosa Brandão- Releitura da obra “As cinco moças de Guaratinguetá – Di Cavalcanti

Acesse a galeria de imagens clicando aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299