Notícias

CEI Guida leva crianças e famílias à Pinacoteca

Visita compõe ações do projeto da unidade escolar

Publicado em: 10/11/2017 17h11 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_Guida_pinacoteca_740_x_430.jpg

No dia 9 de outubro, famílias, bebês, crianças e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Maria Margarida Rodrigues de Oliveira – Guida, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Experiência serviu para repertoriar a produção dos bebês e crianças, inspirá-los em suas criaçõess, assim como, contemplar e interagir com o rico acervo de arte existente no museu.

A visita à Pinacoteca foi uma das ações elencadas no Projeto “As crianças e suas culturas em diálogo com a Pedagogia da Infância: desafios e proposições”, que foi construído e reconstruído a partir de reflexões permanentes com a prática junto aos educadores e famílias, nos seus diferentes contextos e experiências de vida. Foi lindo ver as crianças brincando, observando as obras, explorando os espaços. Também achei muito válido o contato que os pais tiveram com as obras de arte expostas, disse a professora
Elisangela Figueiredo de Moraes

Durante o passeio, além da ilha de atividades e do espaço interativo, todos puderam visitar as obras que fazem parte da exposição permanente do acervo e a exposição tátil. Por fim, conheceram a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, que homenageia o artista do modernismo Emiliano Di Cavalcanti, que em suas obras retratou cenas do cotidiano como pescadores, o carnaval, a mulher negra, destacando elementos da cultura popular brasileira. Para encerrar o dia, todos participaram de um piquenique nas dependências da unidade. Camila Rocha Teixeira, mãe do aluno Bernardo Rocha, do Berçário I conta que crianças e pais se divertiram muitos. “O melhor foi ter levado eles a um lugar no qual ninguém espera que se leve crianças na idade deles. Foi ótimo para o aprendizado, eles estarem em contato com a cultura e passeando em lugares diferentes”, falou.

Sobre o museu – A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de arte da cidade de São Paulo que conta com cerca de nove mil obras. Sendo um dos poucos museus que atendem os bebês e as crianças bem pequenas. A Pinacoteca, conta com o projeto Pinafamilia que ocorre todo segundo domingo do mês e tem uma programação pensada especialmente para as familias, incluindo os bebês. Desenvolvem processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas através da interação e intervenção com diferentes objetos de exploração de cores, texturas, tecidos e fantasias. Estas propostas educativas favorecem a compreensão do público e enfatiza a importância do patrimônio cultural e sua preservação. 

CEI_Guida_pinacoteca_740_x_430_2.jpg
Desenho de Rafaela Vitória Barbosa Brandão- Releitura da obra “As cinco moças de Guaratinguetá – Di Cavalcanti

Acesse a galeria de imagens clicando aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211