CEI Guida leva crianças e famílias à Pinacoteca

Visita compõe ações do projeto da unidade escolar

Publicado em: 10/11/2017 17h11 | Atualizado em: 30/11/2020

CEI_Guida_pinacoteca_740_x_430.jpg

No dia 9 de outubro, famílias, bebês, crianças e comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Maria Margarida Rodrigues de Oliveira – Guida, da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro, visitaram a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Experiência serviu para repertoriar a produção dos bebês e crianças, inspirá-los em suas criaçõess, assim como, contemplar e interagir com o rico acervo de arte existente no museu.

A visita à Pinacoteca foi uma das ações elencadas no Projeto “As crianças e suas culturas em diálogo com a Pedagogia da Infância: desafios e proposições”, que foi construído e reconstruído a partir de reflexões permanentes com a prática junto aos educadores e famílias, nos seus diferentes contextos e experiências de vida. Foi lindo ver as crianças brincando, observando as obras, explorando os espaços. Também achei muito válido o contato que os pais tiveram com as obras de arte expostas, disse a professora
Elisangela Figueiredo de Moraes

Durante o passeio, além da ilha de atividades e do espaço interativo, todos puderam visitar as obras que fazem parte da exposição permanente do acervo e a exposição tátil. Por fim, conheceram a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, que homenageia o artista do modernismo Emiliano Di Cavalcanti, que em suas obras retratou cenas do cotidiano como pescadores, o carnaval, a mulher negra, destacando elementos da cultura popular brasileira. Para encerrar o dia, todos participaram de um piquenique nas dependências da unidade. Camila Rocha Teixeira, mãe do aluno Bernardo Rocha, do Berçário I conta que crianças e pais se divertiram muitos. “O melhor foi ter levado eles a um lugar no qual ninguém espera que se leve crianças na idade deles. Foi ótimo para o aprendizado, eles estarem em contato com a cultura e passeando em lugares diferentes”, falou.

Sobre o museu – A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu de arte da cidade de São Paulo que conta com cerca de nove mil obras. Sendo um dos poucos museus que atendem os bebês e as crianças bem pequenas. A Pinacoteca, conta com o projeto Pinafamilia que ocorre todo segundo domingo do mês e tem uma programação pensada especialmente para as familias, incluindo os bebês. Desenvolvem processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas através da interação e intervenção com diferentes objetos de exploração de cores, texturas, tecidos e fantasias. Estas propostas educativas favorecem a compreensão do público e enfatiza a importância do patrimônio cultural e sua preservação.

CEI_Guida_pinacoteca_740_x_430_2.jpg
Desenho de Rafaela Vitória Barbosa Brandão- Releitura da obra “As cinco moças de Guaratinguetá – Di Cavalcanti

Acesse a galeria de imagens clicando aqui

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.