Notícias
CEI Futuro Brilhante IV promove vivência com Amarelinha Africana
Crianças vivenciam a Amarelinha Africana como instrumento de valorização da cultura afro e promoção da educação antirracista
Publicado em: 18/06/2025 9h10 | Atualizado em: 18/06/2025
O Centro de Educação Infantil (CEI) Futuro Brilhante IV, localizado na região da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma vivência especial para fortalecer o Currículo Antirracista na Educação Infantil com a amarelinha africana. A iniciativa faz parte do compromisso da unidade com a valorização da diversidade cultural e o cumprimento da Lei Federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.
A unidade realizou uma proposta que envolveu a prática da Amarelinha Africana, também conhecida como Teca-Teca. A amarelinha, que é diferente da versão tradicional, não utiliza pedrinhas, nem os conceitos de “céu” e “inferno”. Nela, os participantes pulam em grupo, seguindo o ritmo de uma música, em movimentos sincronizados de frente, trás e de lado, reforçando a importância da coordenação, do ritmo e da cooperação.
Projeto
A atividade faz parte de um projeto da unidade que utiliza a dança e as manifestações culturais como ferramentas pedagógicas. “Nosso objetivo é ampliar o repertório cultural das crianças desde a primeira infância, promovendo práticas antirracistas de forma lúdica, afetiva e significativa”, destaca a equipe pedagógica do CEI.
A vivência é mais do que uma simples brincadeira, a Amarelinha Africana representa uma potente ação educativa e que contribui para a formação das crianças com mais consciência, respeito e preparadas para viver em uma sociedade diversa.
Descubra mais informações sobre a Educação Infantil na Rede Municipal
Currículo Antirracista
A Rede Municipal conta com três documentos de Orientações Pedagógicas que tratam dos povos afro brasileiros, indígenas e migrantes que compõem o Currículo da Cidade, disponível online e que foram distribuídos em formato impresso para todas as unidades educacionais. O documento foi elaborado de forma colaborativa com profissionais de diferentes áreas e traz exemplos práticos e fornece subsídio para continuidade da implementação das Leis nº 10.639/2003 e n° 11.645/2008 que determinam que as redes de ensino trabalhem as temáticas cultura afro-brasileira, indígena e migrante.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo é destaque em formação educomunicativa na Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade
Relacionadas

Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral
Publicado em: 08/01/2016 9h36 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Calendário de Atividades das unidades da Rede – 2016
Publicado em: 07/01/2016 1h42 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

XIII Mostra Cultural da EMEI Danton Castilho Cabral
Publicado em: 07/01/2016 11h05 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

DAE recebe visita de jornalista americana
Publicado em: 06/01/2016 3h55 - em Alimentação Escolar

Cadastramento para eventual contratação de Professores de Educação Infantil
Publicado em: 06/01/2016 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã