Notícias

CEI Cent Recup Educ Nutricional II promove vivência em que pequenas mãos cultivam grandes descobertas

Vivência promoveu momentos de contato com a terra e cultivo de alimentos

Publicado em: 12/11/2025 16h34 | Atualizado em: 12/11/2025

As pequenas mãos do Berçário I, do CEI CENT RECUP EDUC NUTRICIONAL II – CREN, tocaram o verde, sentiram o cheiro fresco do coentro e descobriram que a terra fala — fala baixinho, em forma de semente, de folha e de cuidado.

Em um dia ensolarado, entre regadores, risadas e curiosidade, os bebês exploraram cada cantinho da horta da escola, um espaço que é ao mesmo tempo jardim, sala de aula e laboratório de descobertas. Ali, cada toque na terra e cada folha observada se tornaram oportunidades para experimentar, investigar e se encantar com a natureza.

Com o apoio das educadoras, as crianças colheram coentro plantado e cuidado por elas mesmas, e levaram para casa um pedacinho da natureza que cultivaram juntos. Mais do que uma simples colheita, foi um momento de expressão, autonomia e partilha — um encontro entre o sensorial e o afetivo.

O Currículo da Cidade – Educação Infantil (SME-SP) convida a todos a reconhecer as crianças como sujeitos de direitos, potentes, curiosos e capazes de produzir cultura. Assim, o simples gesto de colher ervas se transforma em uma experiência estética, sensorial e simbólica, um diálogo entre o corpo, o tempo e o mundo. Cada bebê, com seu ritmo e olhar, participou de uma aprendizagem viva, na qual o conhecimento nasce da relação com o ambiente e com o outro.

Entre o cheiro da terra molhada, o frescor das folhas e o brilho nos olhos, as crianças viveram um dia de descobertas e encantamento. E ao levarem o coentro para casa, levaram também memórias de cuidado, pertencimento e amor pela vida que brota do chão — sementes de consciência e sensibilidade que continuarão a florescer.

Cren Ii 6 Cren Ii 5 Cren Ii 4 Cren Ii 3 Cren Ii 2 Cren Ii 1

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professora de cabelos cacheados está em pé em frente a uma lousa branca, segurando um marcador azul durante uma aula. Na lousa estão escritos, em letra cursiva azul, os dizeres “Educação transforma!” e as palavras “Respeito”, “Conhecimento”, “Dedicação” e “Futuro”. Parte dos estudantes aparece desfocada em primeiro plano, em um ambiente de sala de aula iluminado e organizado.

Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial

Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)
Mães Guardiãs

Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais 

Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (2)

Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade

Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Amigo Peito (1)

SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026 

Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.657