Notícias

Campanha Bom de Prova mobiliza estudantes, família e comunidade escolar na participação nas avaliações externas

Nos meses de outubro e novembro os estudantes da Rede Municipal participam de avaliações que verificam a situação da educação na cidade, estado e país

Publicado em: 01/10/2025 11h49 | Atualizado em: 01/10/2025
Logo Sit Copy (2)

“Pegue a visão e ative o game”, é o slogan da campanha Bom de Prova que convida estudantes, educadores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal da capital paulista a fortalecer a mobilização pela participação nas avaliações externas que ajudam a fornecer um panorama das aprendizagens e fortalecer a educação pública de qualidade.  

O calendário das avaliações externas acontece nos meses de outubro e novembro com a Prova São Paulo, Saeb, e Saresp.  Cada uma delas com objetivos diferentes, mas com papel fundamental de fornecer dados das aprendizagens dos estudantes e orientar o planejamento de políticas públicas. 

Mais do que números, esses exames ajudam a mostrar o que já foi conquistado na sala de aula e o que ainda precisa ser fortalecido, servindo de guia para que cada criança e adolescente chegue ao final da sua trajetória escolar com as habilidades necessárias para o futuro. 

A campanha também vai ganhar as ruas com flyers e divulgação nos terminais de ônibus, trens, relógios de rua e nos veículos do Transporte Escolar Gratuito (TEG), além das redes sociais e do canal oficial da Secretaria Municipal de Educação no Whatsapp: EducaPrefSP.

Calendário das avaliações  

A primeira avaliação é a Prova SP voltada para todos os estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA e acontece entre os dias 21, 22 e 23 de outubro. Os estudantes fazem prova de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Produção Escrita, além dos questionários de contexto que são respondidos por estudantes, responsáveis e equipe escolar fornecendo dados importantes para nortear as políticas públicas do nosso município. 

Já o SAEB é o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Governo Federal e produz dados contextualizados sobre a educação no Brasil. Na Rede Municipal será aplicado entre os dias 28 e 31 de outubro para os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.  

O SARESP acontece no dia 18 de novembro para os estudantes do 2º e 5º ano e avalia a educação no estado de São Paulo, avaliando os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, para orientar práticas e propostas pedagógicas, contribuir para o fortalecimento da formação continuada docente e muito mais.  

Engajamento coletivo  

A campanha reforça que cada prova é uma oportunidade de mostrar o que os estudantes sabem e de apontar caminhos para melhorar. Por isso, a participação e a dedicação de cada estudante fazem diferença. 

Pais e responsáveis têm papel essencial ao incentivar os filhos, garantindo que não faltem e estejam descansados e confiantes no dia da avaliação. Professores e gestores, por sua vez, seguem como parceiros, orientando, tirando dúvidas e lembrando que ninguém está sozinho nessa jornada. 

Mais do que medir resultados, o Bom de Prova valoriza a ideia de que a educação é feita no percurso com dedicação ao estudo e de forma coletiva — com a colaboração de toda a comunidade escolar e o olhar atento às necessidades dos estudantes.

Conheça o site da Campanha Bom de Prova

Vem fazer parte dessa mobilização, acesse o material e compartilhe nas redes sociais e Whatsapp! #BomdeProva

Acesse o PDF com os materiais da campanha clicando nos arquivos abaixo:

 

 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”

Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia do encontro formativo dos Coordenadores Pedagógicos Ingressantes.

SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal 

Publicado em: 14/11/2025 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com 3 fotografias do acervo da Exposição Permanente da Educação Municipal que reabre amanhã.

Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)

Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições Formação Antiracista
Tamanho Site (24)

Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas

Publicado em: 13/11/2025 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.600