Notícias

Projeto tem o objetivo de incrementar momentos de sociabilidade entre as crianças

Publicado em: 19/04/2017 11h39 | Atualizado em: 30/11/2020
brincadeiras cultura popular_740x430.jpg

Utilizar brincadeiras para promover ainda mais a integração entre os alunos. Esse é o objetivo do projeto Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Popular, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Dutra. A unidade educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro introduziu a atividade em 2016 e, devido aos bons resultados, dá continuidade a ela neste ano.

De acordo com a Professora Luciana Henriques Martins, idealizadora do projeto, as brincadeiras são elementos importantes no cotidiano das gerações atuais. “Hoje as crianças vivem confinadas em casas e passam a infância com brinquedos eletrônicos, celulares, contrariando tudo que os levaria à convivência com outras pessoas. A convivência humana fica restrita e isso pode gerar intolerância e preconceito”, argumenta.

Luciana explica que o objetivo da iniciativa é dar repertório para as crianças e principalmente proporcionar situações de sociabilidade e integração entre elas por meio das brincadeiras. “É possível brincar em grandes espaços e em pequenos. Tentamos mostrar isso para as crianças, pois muitas vivem em apartamentos e casas sem quintal”, completa.

O projeto funciona da seguinte maneira: todos os dias são apresentadas brincadeiras feitas por Luciana. A educadora ensina como funciona a atividade e, algumas vezes, as reinventa para proporcionar mais situações de interação entre os pequenos. Há também momentos livres, no qual as crianças podem brincar do que quiserem e apresentar sugestões de atividade.

A Professora explica que, em 2017, o interesse pelo projeto cresceu em relação ao anterior. Atualmente, participam da iniciativa 26 alunos. O grupo é composto por crianças de diferentes faixar etárias e por isso as brincadeiras propostas a cada semana são bem diversificadas. Segundo Luciana, isso faz adolescentes e crianças menores se divertirem juntos.

Luciana afirma que percebe mudanças no aspecto disciplinar das crianças que fazem o projeto. A professora diz que elas respeitam mais às regras de convivência, colaboram entre elas, desenvolvem respeito mútuo e, aquelas mais tímidas, tornaram-se mais desinibidas. “Tenho recebido elogios que me motivam a continuar. O contato com alunos de diferentes turmas e de outros professores tem sido positivo. Ainda recebo incentivo de alguns pais”, conta Luciana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cadeira de rodas

CEU Meninos oferece aula de dança para cadeirantes

Publicado em: 13/04/2022 3h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa de mãos

Educadores da Rede Municipal de SP participam de formação sobre comunicação não violenta

Publicado em: 13/04/2022 2h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Sob os dizeres Desafio Escolar Basquete Criativo estão fotos de mochila, colete, camiseta, prancheta, bolas, trofeus e conse, com os escritos jr.nba

NBA e Impulsiona lançam desafio nacional para professores de Educação Física

Publicado em: 12/04/2022 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Whatsapp Image 2022 04 08 At 15.47.38

Prefeitura de São Paulo oferta aulas de skate em 7 CEUs

Publicado em: 11/04/2022 2h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Trem de madeira com as letras AEL.

Projeto AEL promove curso sobre o cordel brasileiro

Publicado em: 08/04/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 242 243 244 245 246 1.478