Notícias

Projeto tem o objetivo de incrementar momentos de sociabilidade entre as crianças

Publicado em: 19/04/2017 11h39 | Atualizado em: 30/11/2020
brincadeiras cultura popular_740x430.jpg

Utilizar brincadeiras para promover ainda mais a integração entre os alunos. Esse é o objetivo do projeto Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Popular, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Dutra. A unidade educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro introduziu a atividade em 2016 e, devido aos bons resultados, dá continuidade a ela neste ano.

De acordo com a Professora Luciana Henriques Martins, idealizadora do projeto, as brincadeiras são elementos importantes no cotidiano das gerações atuais. “Hoje as crianças vivem confinadas em casas e passam a infância com brinquedos eletrônicos, celulares, contrariando tudo que os levaria à convivência com outras pessoas. A convivência humana fica restrita e isso pode gerar intolerância e preconceito”, argumenta.

Luciana explica que o objetivo da iniciativa é dar repertório para as crianças e principalmente proporcionar situações de sociabilidade e integração entre elas por meio das brincadeiras. “É possível brincar em grandes espaços e em pequenos. Tentamos mostrar isso para as crianças, pois muitas vivem em apartamentos e casas sem quintal”, completa.

O projeto funciona da seguinte maneira: todos os dias são apresentadas brincadeiras feitas por Luciana. A educadora ensina como funciona a atividade e, algumas vezes, as reinventa para proporcionar mais situações de interação entre os pequenos. Há também momentos livres, no qual as crianças podem brincar do que quiserem e apresentar sugestões de atividade.

A Professora explica que, em 2017, o interesse pelo projeto cresceu em relação ao anterior. Atualmente, participam da iniciativa 26 alunos. O grupo é composto por crianças de diferentes faixar etárias e por isso as brincadeiras propostas a cada semana são bem diversificadas. Segundo Luciana, isso faz adolescentes e crianças menores se divertirem juntos.

Luciana afirma que percebe mudanças no aspecto disciplinar das crianças que fazem o projeto. A professora diz que elas respeitam mais às regras de convivência, colaboram entre elas, desenvolvem respeito mútuo e, aquelas mais tímidas, tornaram-se mais desinibidas. “Tenho recebido elogios que me motivam a continuar. O contato com alunos de diferentes turmas e de outros professores tem sido positivo. Ainda recebo incentivo de alguns pais”, conta Luciana.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra 8 pessoas. Da esquerda para a direita, um homem com barba, ele veste uma camisa laranja, calça jeans e segura um celular, ao seu lado tem uma menina com colete laranja do Imprensa Jovem e camiseta rosa; em seguida uma menina com óculos e um homem (ambos só mostra uma parte do rosto), a frente dessa menina tem outra menina com um colete laranja, camiseta do uniforme da rede municipal de ensino, ela segura uma ring light, ao seu lado tem uma menina com o mesmo colete, camiseta vermelha com listras brancas, uma câmera fotográfica no pescoço e segura um celular, por último tem uma menina com o mesmo colete, camiseta vermelha e uma blusa de frio na cintura na cor azul com estrelas pretas. Ao fundo deles vemos paredes na cor azul escuro.
Logomarca 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Clube de Leitura ODS' e mosaico de imagem com quatro capas de livros que fazem parte do clube de leitura.
foto de estudantes assistindo filme na Virada Ods

Grêmios Estudantis debatem documentários na Virada ODS

Publicado em: 08/07/2022 8h30 - em Secretaria Municipal de Educação

foto da visita de estudantes - agricultura familiar

Virada ODS terá programação relacionada à alimentação escolar

Publicado em: 07/07/2022 4h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Logotipo da Virada ODS - com os dizeres vire a chave para o futuro

Prefeitura de SP realiza primeira Virada ODS com programação cultural e shows musicais em oito CEUs

Publicado em: 07/07/2022 2h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 217 218 219 220 221 1.477