Notícias

Grêmios Estudantis debatem documentários na Virada ODS

Os filmes são vencedores do edital “Conexão Juventudes” e dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; as exibições ocorrem em cinco CEUs da capital nesta sexta-feira (8)

Publicado em: 08/07/2022 8h30 | Atualizado em: 08/07/2022
foto de estudantes assistindo filme na Virada Ods

Nesta sexta-feira (8), estudantes dos Grêmios Estudantis de cinco escolas de Ensino Fundamental participam de um debate sobre os documentários “Adolescer”, “Onde aprendo a falar com o vento” e “Terremoto”, durante a programação da Virada ODS. Os gremistas são alunos dos CEUs EMEF Manoel Vieira de Queiroz, Cidade Dutra, Água Azul, Jaçanã, Cândida Dora Pino Pretini.

Os filmes mostram o cotidiano dos jovens em vários estados brasileiros e dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por tratarem de temas como pobreza, saúde, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e redução das desigualdades, entre outros.

As discussões acontecem, a partir das 9h30, em cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs), são eles: Parelheiros, Cidade Dutra, Jaçanã, Água Azul e São Rafael. As três produções audiovisuais são vencedoras do edital “Conexão Juventude”, do Instituto Unibanco.  

O Edital Concurso Cultural “Conexão Juventudes” é promovido pelo Instituto Unibanco e oferece apoio técnico e aporte financeiro para realização dos documentários por meio da seleção de produtoras para produzirem documentários a respeito das diferentes juventudes do Brasil, e que devem ser realizadas por produtoras locais.

As exibições dos documentários nos CEUs acontecem devido a uma parceria entre o Instituto Unibanco e a SME/SP.

A Virada ODS, promovida pela Prefeitura de São Paulo, acontece nos dias 8, 9 e 10, e tem o objetivo de ampliar a conscientização e o engajamento da sociedade rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, para 2030.

Exibição dos filmes:

“Adolescer”

Local: CEUs Parelheiros, Cidade Dutra e Jaçanã

“Onde aprendo a falar com o vento”

Local: CEU Água Azul

“Terremoto”

Local: CEU São Rafael

Acesse aqui a lista de endereço dos Centros Educacionais Unificados.

Ficha técnica resumida dos documentários

Nome: Adolescer

Produtora: 55 CINE

Estado: Espírito Santo

Direção: Gustavo Moraes

Sinopse: Adolescer é um documentário sobre a transformação vivida por jovens da periferia da Grande Vitória, originalmente predestinados ao fracasso, que estudavam em uma escola desacreditada pela comunidade. Vivendo em uma região pobre, em meio ao tráfico, e em uma área vista pela mídia local como a mais violenta do estado, estes jovens encararam o desafio de entrar na vida adulta e com apoios de familiares, amigos e da escola, buscar um futuro melhor.

Trailer:


Nome: Onde Aprendo a Falar com o Vento

Produtora: Apiário Estúdio Criativo

Estado: Minas Gerais

Direção: André Anastácio de Oliveira Gomes e Victor Dias dos Santos

Sinopse: Onde aprendo a falar com o vento conta a história de um grupo de jovens de Oliveira, Minas Gerais, que fundou o Reinadinho, um festejo do Reinado protagonizado só por crianças e jovens. Tendo a Capitã Pedrina como mentora, aprendem sobre sua história e a história de seus antepassados, vivenciando esta tradição afro-diaspórica como espaço de cura e aprendizagem. Convidados pelo filme, refletem sobre o papel da escola e do Reinado enquanto espaços de educação.

Trailer:


Nome: Terremoto

Produtora: Filmes de Plástico

Estado: Minas Gerais

Direção: Gabriel Martins Alves

Sinopse: Em 2010 o Haiti sofreu com um terremoto de grande magnitude que deixou mais de 300 mil mortos. Dentre as vítimas estava a família de Nicolson e Niky Augustin, dois jovens haitianos. Tentando se reerguer nos anos seguintes, a família dos garotos não viu saída a não ser se mudar para o Brasil, mais especificamente a periferia de Contagem, Minas Gerais. Ali, sem saber falar o idioma, eles tiveram que se adaptar a uma nova realidade e educar seus filhos.

Trailer:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de crianças em um ambiente escuro brincando com luzes, lanternas e objetos luminosos

CEI Parque Fernanda cria espaço na unidade para crianças terem Experiências com Luzes

Publicado em: 29/09/2022 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

CACS FUNDEB - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

SME abre inscrições para compor conselho que vai fiscalizar uso da verba do Fundeb

Publicado em: 28/09/2022 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Menina olha para tabuleiro de xadrez e movimenta uma peça com sua mão direita.

Cerca de 2 mil estudantes participam da Final Municipal de Xadrez Individual

Publicado em: 27/09/2022 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra as mãos com um punhado de terra próximas de um broto de árvore que está no centro da imagem. Ao fundo, raios de sol sol e folhas verdes desfocados.

SME abre inscrições para curso sobre sustentabilidade e consumo consciente

Publicado em: 27/09/2022 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
1 2 3 1.284