Notícias
Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Popular na EMEF Cidade Dutra
Projeto tem o objetivo de incrementar momentos de sociabilidade entre as crianças
Publicado em: 19/04/2017 11h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Utilizar brincadeiras para promover ainda mais a integração entre os alunos. Esse é o objetivo do projeto Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Popular, promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade Dutra. A unidade educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro introduziu a atividade em 2016 e, devido aos bons resultados, dá continuidade a ela neste ano.
De acordo com a Professora Luciana Henriques Martins, idealizadora do projeto, as brincadeiras são elementos importantes no cotidiano das gerações atuais. “Hoje as crianças vivem confinadas em casas e passam a infância com brinquedos eletrônicos, celulares, contrariando tudo que os levaria à convivência com outras pessoas. A convivência humana fica restrita e isso pode gerar intolerância e preconceito”, argumenta.
Luciana explica que o objetivo da iniciativa é dar repertório para as crianças e principalmente proporcionar situações de sociabilidade e integração entre elas por meio das brincadeiras. “É possível brincar em grandes espaços e em pequenos. Tentamos mostrar isso para as crianças, pois muitas vivem em apartamentos e casas sem quintal”, completa.
O projeto funciona da seguinte maneira: todos os dias são apresentadas brincadeiras feitas por Luciana. A educadora ensina como funciona a atividade e, algumas vezes, as reinventa para proporcionar mais situações de interação entre os pequenos. Há também momentos livres, no qual as crianças podem brincar do que quiserem e apresentar sugestões de atividade.
A Professora explica que, em 2017, o interesse pelo projeto cresceu em relação ao anterior. Atualmente, participam da iniciativa 26 alunos. O grupo é composto por crianças de diferentes faixar etárias e por isso as brincadeiras propostas a cada semana são bem diversificadas. Segundo Luciana, isso faz adolescentes e crianças menores se divertirem juntos.
Luciana afirma que percebe mudanças no aspecto disciplinar das crianças que fazem o projeto. A professora diz que elas respeitam mais às regras de convivência, colaboram entre elas, desenvolvem respeito mútuo e, aquelas mais tímidas, tornaram-se mais desinibidas. “Tenho recebido elogios que me motivam a continuar. O contato com alunos de diferentes turmas e de outros professores tem sido positivo. Ainda recebo incentivo de alguns pais”, conta Luciana.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Secretário detalha critérios sobre formação intensiva para 25 diretores
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga hoje (26) a classificação preliminar de professores para a EMEBS Helen Keller
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural também movimenta os CEUs da cidade com atrações gratuitas para todas as idades
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem programação da Semana Municipal do Brincar
Secretaria Municipal de Educação
Vem aí o primeiro simulado da Rede Municipal preparatório para o vestibulinho da ETEC
Relacionadas

Formação de Guia-Intérprete Educacional
Publicado em: 09/11/2015 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Inaugurado CEI Rita de Cassia Sobral
Publicado em: 09/11/2015 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso Relações raciais, educação e representação da população negra: tensionando e descolonizando o currículo
Publicado em: 06/11/2015 6h15 - em Étnico-Racial

1ª edição do Mandela Day no CEU São Rafael
Publicado em: 06/11/2015 4h18 - em CEU e COCEU

Inauguração da EMEI Campo Limpo VI
Publicado em: 06/11/2015 3h56 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo