Notícias
Brincadeiras e aprendizagem andam juntos na EMEI Brenno Ferraz do Amaral
O projeto “Brincando, jogando e aprendendo” teve como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil
Publicado em: 08/01/2016 9h36 | Atualizado em: 30/11/2020Ao longo do segundo semestre de 2015, foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Brenno Ferraz do Amaral o projeto “Brincando, jogando e aprendendo”. Idealizado pelas professoras Patrícia F. de Cavalho e Bianca Merlussi Savia para a turma do infantil II, o projeto tinha como objetivo auxiliar em várias faces do desenvolvimento da criança, tais como a criatividade, a fala, o respeito e a autoestima, utilizando-se de jogos e brincadeiras como ferramentas. “Acreditamos que o brincar ajuda de forma lúdica e prazerosa a criança a comunicar-se melhor consigo mesma e com o mundo”, explica a professora Patrícia.
Primeiramente foi feito um levantamento prévio das brincadeiras favoritas da turma, através de uma roda de conversa com os alunos. Os alunos vivenciaram essas brincadeiras e jogos na prática, e a partir disso, as professoras fizeram o livro com o nome das brincadeiras em cada letra do alfabeto e um espaço para as crianças desenharem. Foram utilizados diferentes materiais em cada desenho, como colagem, giz-de-cera, tinta e colas coloridas. Depois de terminado o livro, cada um pôde levar um DVD com fotos e filmagens de todo o processo. “Como forma de avaliar, além da observação diária, realizamos um diálogo entre as professoras e a coordenação, e também fizemos um registro escrito dos avanços no coletivo e individualmente”, explica Patrícia.
Uma das páginas do livro de brincadeiras
Segundo a professora, os resultados foram positivos e ultrapassaram as expectativas: “observamos o quanto nossa turma avançou, principalmente nos aspectos de socialização, cooperação e solidariedade”. Patrícia explica que, a cada brincadeira aprendida, os alunos conseguiam reinventá-la com regras que eles mesmos estabeleciam, e o projeto foi muito gratificante. “Ao brincar ou jogar, a criança está estabelecendo relações sociais, construindo conhecimentos, aprendendo e aceitando regras, incorporando vivências significativas, enfim, desenvolvendo-se integralmente”, concluiu ela.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Educação usarão livro de educação ambiental do cantor e ativista social Carlinhos Brown
Secretaria Municipal de Educação
Seminário Busca por Soluções Inovadores apresenta práticas das OSCs parcerias da Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove II Festival Rainhas do Tabuleiro
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação reinaugura espaço aquático do CEU Três Lagos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga a classificação definitiva dos candidatos dos concursos de Auxiliar Técnico de Educação e de Professor de Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
SME abre cadastramento para contratação temporária de professores
Relacionadas
CEU Parque Bristol – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 08/10/2015 4h24 - em CEU e COCEU
Sessão CineMinha nos CEUs
Publicado em: 08/10/2015 4h07 - em CEU e COCEU
Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
Publicado em: 08/10/2015 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
V Seminário Integração Escola Comunidade: ‘’A escola que temos e a escola que queremos, outra educação é possível?’’
Publicado em: 08/10/2015 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estratégias Pedagógicas Inclusivas – deficiência visual
Publicado em: 08/10/2015 11h55 - em Educação Especial