Notícias

Biblioteca Mário de Andrade promove aulas gratuitas sobre leituras obrigatórias da FUVEST e Unicamp

Ação ocorre todas as quintas-feiras, às 19h, e as senhas são distribuídas na recepção com uma hora de antecedência

Publicado em: 23/08/2022 15h21 | Atualizado em: 23/08/2022
fotografia de um livro semi aberto

A Biblioteca Mário de Andrade oferece o ciclo “Literatura no Vestibular”, composto por dez aulas sobre livros exigidos pelos vestibulares da Unicamp e da USP. Os encontros ocorrem até outubro, são gratuitos e as senhas são distribuídas com uma hora de antecedência, na recepção do prédio

O ciclo de aulas conta com interpretação simultânea em Libras, os textos são parafraseados, analisados e interpretados, contando com o auxílio de músicas, vídeos e obras das artes visuais. Como faz questão de ressaltar o professor, as aulas, além de serem interativas, envolvem resolução de questões de provas anteriores, preparando os alunos para vários cenários possíveis.

À frente do projeto está o poeta e gestor cultural Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas de 2004 até 2015. Ele utiliza sua experiência como professor de literatura em escolas e cursos pré-vestibulares e aborda aspectos fundamentais das obras escolhidas, seja em relação ao estilo da escrita, à biografia dos autores e ao contexto histórico das narrativas e poemas.

“Literatura no Vestibular” amplia um outro programa da instituição, realizado em 2017, em que um especialista vinha à Biblioteca para falar sobre algum dos livros cobrados pela FUVEST. Em comparação com o ciclo anterior, hoje disponível no canal do Youtube da Mário de Andrade, o projeto atual, ao colocar um único professor para analisar diversos textos, permite explorar com mais profundidade as relações entre as obras, conteúdo exigido com frequência nessas provas.

As aulas iniciaram no dia 11 de agosto com o texto “Alguma Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade e no dia 18 de agosto, “Mensagem”, de Fernando Pessoa. Na próxima quinta (25) será a vez de analisar “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto. Confira o cronograma dos próximos encontros: 

 

25/08 – “Terra Sonâmbula”, Mia Couto

01/09 – “Nove Noites”, Bernardo Carvalho

08/09 – “Carta de Achamento do Brasil”, Pero Vaz de Caminha

15/09 – “Bons dias”, Machado de Assis

22/09 – “O ateneu”, Raul Pompeia

29/09 – “A falência”, Júlia Lopes de Almeida

06/10 – “Tarde”, Olavo Bilac

13/10 –  “Niketche – uma História de Poligamia”, Paulina Chiziane

 

Serviço

Literatura no vestibular: FUVEST e Unicamp

Com Frederico Barbosa, de agosto a outubro, todas as quintas, 19h. 

Senhas na recepção a partir das 18h

Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Programa Leve Leite Codae

Saiba como garantir a entrega do benefício do Leve Leite

Publicado em: 12/06/2025 1h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de dois jovens apresentando o Festival Imprensa Jovem 20 Anos

Imprensa Jovem celebra 20 anos com Festival no Museu Catavento 

Publicado em: 12/06/2025 10h38 - em Educomunicação

logo do prêmio Estudantes Em Ação 3ª edição

Inscrições abertas para o Projeto Estudantes em Ação

Publicado em: 12/06/2025 9h34 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de grupo em um palco do Coro Lírico do teatro municipal

Coro Lírico Municipal faz concerto gratuito no CEU Campo Limpo

Publicado em: 12/06/2025 9h12 - em CEU e COCEU

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.526