Notícias

Banda Musical da EMEF Octávio Mangabeira ganha certificado de ouro no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais

Banda Musical também se apresentou no “I Seminário Educa Penha”

Publicado em: 11/12/2017 15h38 | Atualizado em: 30/11/2020

Banda_Musical_EMEF_Mangabeira_740_x_430.jpg

No dia 25 de novembro, a Banda Musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Octávio Mangabeira foi uma das representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo, realizado no auditório do Colégio Humbolt.

A banda tem uma longa trajetória na EMEF Octávio Mangabeira. O seu início aconteceu em 1976 e, desde 2011, o Maestro e Professor Silvio Granero está à frente do projeto. A formação anterior era de uma banda marcial e há dois anos ela foi reformulada como uma Banda Instrumental.

Para o Maestro, a pretensão de todos é de chegarem ao patamar de uma Banda Sinfônica. Além disso, ele afirma que o projeto é significativo para todos, pois auxilia também na questão comportamental. “Eles trabalham mais o foco e a concentração. Isso proporciona a eles um crescimento pessoal diferenciado”, afirma o professor.

A banda se apresentou no “I Seminário Educa Penha – Desafios, Sonhos e Práticas: Reflexões sobre o currículo e a avaliação”, finalizando um dia focado em compartilhar importantes relatos de prática nas Unidades Educacionais.

Antes de subir ao palco, os alunos se preparam e se organizam, testam os seus instrumentos e auxiliam os colegas. Aparentemente a concentração é a chave para que o trabalho seja bem feito. E todo o empenho independe da idade dos integrantes, que são alunos e ex-alunos da EMEF, com idades entre 10 e 18 anos.

Para eles, a banda representa algo muito próximo de uma grande família, é o que afirma a trompetista, Ana Julia Pova, 7º ano. “Construímos uma vida, um grupo muito importante para nossa escola e também para a DRE Penha”, diz Ana.

O projeto acolheu tão bem a todos que até mesmo alguns ex-alunos seguem na banda. É o caso de Wesley Pereira, atualmente no segundo ano do ensino médio. Para ele, conhecer de fato a música foi transformador. “Quando você conhece verdadeiramente a origem da música, você passa a enxergar tudo de maneira diferente e começa a pensar que tudo é realmente muito bonito. Comecei a enxergar tudo com outros olhos”, conta Wesley. Além de Ana Júlia e Wesley, muitos alunos afirmam querer investir na carreira musical.

A banda musical da EMEF Octávio Mangabeira ficou em primeiro lugar no Grupo de Concerto de Bandas do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo e levou para a escola o certificado de Ouro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425