Notícias

Banda Musical da EMEF Octávio Mangabeira ganha certificado de ouro no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais

Banda Musical também se apresentou no “I Seminário Educa Penha”

Publicado em: 11/12/2017 15h38 | Atualizado em: 30/11/2020

Banda_Musical_EMEF_Mangabeira_740_x_430.jpg

No dia 25 de novembro, a Banda Musical da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Octávio Mangabeira foi uma das representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha no Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo, realizado no auditório do Colégio Humbolt.

A banda tem uma longa trajetória na EMEF Octávio Mangabeira. O seu início aconteceu em 1976 e, desde 2011, o Maestro e Professor Silvio Granero está à frente do projeto. A formação anterior era de uma banda marcial e há dois anos ela foi reformulada como uma Banda Instrumental.

Para o Maestro, a pretensão de todos é de chegarem ao patamar de uma Banda Sinfônica. Além disso, ele afirma que o projeto é significativo para todos, pois auxilia também na questão comportamental. “Eles trabalham mais o foco e a concentração. Isso proporciona a eles um crescimento pessoal diferenciado”, afirma o professor.

A banda se apresentou no “I Seminário Educa Penha – Desafios, Sonhos e Práticas: Reflexões sobre o currículo e a avaliação”, finalizando um dia focado em compartilhar importantes relatos de prática nas Unidades Educacionais.

Antes de subir ao palco, os alunos se preparam e se organizam, testam os seus instrumentos e auxiliam os colegas. Aparentemente a concentração é a chave para que o trabalho seja bem feito. E todo o empenho independe da idade dos integrantes, que são alunos e ex-alunos da EMEF, com idades entre 10 e 18 anos.

Para eles, a banda representa algo muito próximo de uma grande família, é o que afirma a trompetista, Ana Julia Pova, 7º ano. “Construímos uma vida, um grupo muito importante para nossa escola e também para a DRE Penha”, diz Ana.

O projeto acolheu tão bem a todos que até mesmo alguns ex-alunos seguem na banda. É o caso de Wesley Pereira, atualmente no segundo ano do ensino médio. Para ele, conhecer de fato a música foi transformador. “Quando você conhece verdadeiramente a origem da música, você passa a enxergar tudo de maneira diferente e começa a pensar que tudo é realmente muito bonito. Comecei a enxergar tudo com outros olhos”, conta Wesley. Além de Ana Júlia e Wesley, muitos alunos afirmam querer investir na carreira musical.

A banda musical da EMEF Octávio Mangabeira ficou em primeiro lugar no Grupo de Concerto de Bandas do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo e levou para a escola o certificado de Ouro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da cantora Monica Salmaso usando chapéu de caipira

Estudantes e educadores são convidados a participar de workshop online com a cantora Mônica Salmaso

Publicado em: 29/11/2021 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
1 2 3 1.210