Notícias
Ayrton Senna é tema de sequência didática na EMEI Villa Lobos
Além de conhecer a vida do piloto, crianças visitaram a praça recém-inaugurada.
Publicado em: 11/05/2017 15h23 | Atualizado em: 30/11/2020Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Heitor Villa Lobos, localizada no Paraíso (Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga), tiveram a oportunidade de conhecer a história de Ayrton Senna, piloto brasileiro tricampeão de Fórmula 1.
A professora Celise Suarez explicou que a sequência didática surgiu espontaneamente a partir das dúvidas das crianças, que têm entre cinco e seis anos de idade. “Na semana passada, precisamos atravessar a praça Ayrton Senna para ir visitar uma exposição no Instituto Tomie Othake e, ao avistar o monumento instalado no local, um aluno o confundiu com um foguete. Ele foi corrigido imediatamente por um coleguinha, que o avisou que a obra retrata um carro de Fórmula 1”, explicou.
A praça, localizada na região do Parque do Ibirapuera, foi inaugurada no último dia 1º de maio, quando se completou 23 anos da morte do piloto. Ela recebeu o monumento “Velocidade: Alma e Emoção”, da artista Melinda Garcia. A obra tem formato de um carro de Fórmula 1 e estava anteriormente instalada na entrada do Túnel Ayrton Senna.
Aproveitando o interesse das crianças, Celise resolveu aprofundar o tema. Organizou uma roda da conversa onde os pequenos puderam ter contato com informações e vídeos da vida do campeão. “O encantamento foi visível”, afirmou.
Ocupação – A única coisa que separa a unidade da praça é um portão. A professora perguntou se as crianças gostariam de visitar o local e elas ficaram entusiasmadas com a ideia.
A visita aconteceu na quarta, 10 de maio, e os alunos puderam andar por todo o local, tirar fotos e fazer vídeos. A professora propôs que eles fizessem registros de observação em desenho, o que foi feito em grupos, em cartolinas. Visitaram também o “cachorródromo”, um espaço onde é permitido que os cães possam interagir, socializar, exercitar e se divertir, para observar os pets que lá brincavam com seus donos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade no CEU Jaçanã
Secretaria Municipal de Educação
Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Diretoria Regional de Educação São Miguel
CEI Jardim Campos promoveu ação solidária para toda a comunidade
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Ciclo de formações na DRE São Miguel prepara unidades para Censo MEC
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Jornada Pedagógica da Educação Infantil em Guaianases contou com mais de 6 mil participantes
Relacionadas

Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends
Publicado em: 02/07/2025 4h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade no CEU Jaçanã
Publicado em: 02/07/2025 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista
Publicado em: 02/07/2025 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Jardim Campos promoveu ação solidária para toda a comunidade
Publicado em: 02/07/2025 1h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Ciclo de formações na DRE São Miguel prepara unidades para Censo MEC
Publicado em: 02/07/2025 1h36 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel