Notícias

Avaliação Diagnóstica dos Impactos das Ações Educativas dos CEII/CECI

Documento apresentado

Publicado em: 16/11/2017 15h00 | Atualizado em: 30/11/2020
principal crianca.png

A Antropóloga e Indigenista Adriana Queiroz Testa desenvolveu uma pesquisa documental e etnográfica, entre julho de 2015 e abril de 2016, pautada em uma metodologia participativa em que todos os procedimentos foram realizados com os funcionários dos Centros de Educação Infantil Indígena (CEII) / Centros de Educação e Cultura Indígena (CECI), lideranças políticas e religiosas guarani e familiares de alunos matriculados nos CEIIs/CECIs.

O resultado do trabalho foi sistematizado na Avaliação dos Impactos das Ações Educativas dos CEII / CECI, que, além de conter informações importantes sobre a cultura guarani e referências legislativas sobre educação escolar indígena, apresenta indicações, recomendações e sugestões para o trabalho da Secretaria Municipal de Educação.

No dia 5 de setembro, o trabalho foi apresentado aos três CECIs, no Encontro ORÉ ROEXAUKATA – Avaliação Diagnóstica dos Impactos das Ações dos CEII / CECI, na Aldeia Jaraguá, que contou com a presença de representantes da SME e das 13 DREs.

Também, no III Seminário Agosto Indígena, o documento foi apresentado, divulgado e discutido com cerca de 450 educadores da Rede, na mesa composta por Coordenadores dos CECIs Tenondé Porã e Krukutu, mediada pela autora, aberta pela apresentação do Coral das Crianças Guarani do CECI Jaraguá e encerrada com a participação do Rapper Guarani MC Kunumi.

Acesse a íntegra do documento Avaliação Diagnóstica dos Impactos das Ações Educativas dos CEII/CECI

Avaliacao_Diagnostica_Impactos_CEII_740_x_430_2.jpg


Veja as galerias de fotos:

Encontro ORÉ ROEXAUKATA  – Fotos Jovino Soares

III Seminário Agosto Indígena  – Fotos Daniel Cunha e Paula Letícia

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655