Avaliação Diagnóstica dos Impactos das Ações Educativas dos CEII/CECI

Documento apresentado

Publicado em: 16/11/2017 15h00 | Atualizado em: 30/11/2020
principal crianca.png

A Antropóloga e Indigenista Adriana Queiroz Testa desenvolveu uma pesquisa documental e etnográfica, entre julho de 2015 e abril de 2016, pautada em uma metodologia participativa em que todos os procedimentos foram realizados com os funcionários dos Centros de Educação Infantil Indígena (CEII) / Centros de Educação e Cultura Indígena (CECI), lideranças políticas e religiosas guarani e familiares de alunos matriculados nos CEIIs/CECIs.

O resultado do trabalho foi sistematizado na Avaliação dos Impactos das Ações Educativas dos CEII / CECI, que, além de conter informações importantes sobre a cultura guarani e referências legislativas sobre educação escolar indígena, apresenta indicações, recomendações e sugestões para o trabalho da Secretaria Municipal de Educação.

No dia 5 de setembro, o trabalho foi apresentado aos três CECIs, no Encontro ORÉ ROEXAUKATA – Avaliação Diagnóstica dos Impactos das Ações dos CEII / CECI, na Aldeia Jaraguá, que contou com a presença de representantes da SME e das 13 DREs.

Também, no III Seminário Agosto Indígena, o documento foi apresentado, divulgado e discutido com cerca de 450 educadores da Rede, na mesa composta por Coordenadores dos CECIs Tenondé Porã e Krukutu, mediada pela autora, aberta pela apresentação do Coral das Crianças Guarani do CECI Jaraguá e encerrada com a participação do Rapper Guarani MC Kunumi.

Acesse a íntegra do documento Avaliação Diagnóstica dos Impactos das Ações Educativas dos CEII/CECI

Avaliacao_Diagnostica_Impactos_CEII_740_x_430_2.jpg

Veja as galerias de fotos:

Encontro ORÉ ROEXAUKATA  – Fotos Jovino Soares

III Seminário Agosto Indígena  – Fotos Daniel Cunha e Paula Letícia

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação