Notícias
Autorretrato em três dimensões
EMEF organiza projetos específicos para as aulas de substituição
Publicado em: 27/01/2017 11h33 | Atualizado em: 30/11/2020Desde 2013, os professores de módulo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa desenvolvem projetos específicos nos horários nos quais assumem regência. Temas como identidade e criação, diversidade, meio ambiente, saúde, cidadania e protagonismo juvenil são focados pelos educadores durante todo ano a partir de sequências de atividades interdisciplinares.
Um dos projetos que caiu no gosto da criançada foi o “Identidade e Criação”, no qual os alunos foram estimulados a produzirem materiais com o foco na própria personalidade e identidade. Um exemplo disso é o autorretrato em 3 Dimensões (3D) e Histórias em Quadrinhos (HQ) baseadas nos alunos, suas experiências e personalidades.
Sob comando do Professor de Artes, Rodrigo Pignatari, os alunos aprenderam a criar brinquedos de papel, os chamados “Toy Paper”. Os bonecos foram compostos a partir das características pessoais dos participantes, como cores preferidas, gostos musicais e características físicas. “São como autorretratos em 3D. Não são cópias fiéis da figura dos alunos, carregam a livre expressão de cada um, a partir de como eles se enxergam”, disse o professor.
Formado em Artes, com foco em Teatro, o professor Rodrigo integra a equipe da EMEF desde 2010. Ele contou que começou o trabalho com foco na identidade dos alunos e que o autorretrato em 3D foi uma das primeiras atividades desenvolvidas. “Percebemos aqui na escola que os alunos, muitas vezes, não reconhecem o próprio corpo e cor. E essas atividades contribuem para a valorização da própria imagem, da auto-imagem”, contou Rodrigo.
Quando todas as salas terminam a confecção dos bonecos foi organizada uma exposição no pátio do colégio. O professor conta que alguns alunos fizeram mais de um e que as mães comentaram que até em casa as crianças produziram bonecos.
A sequência de atividades para criação do autorretrato aconteceu no primeiro semestre e teve a duração de seis aulas. Cada turma desenvolveu seu trabalho em um ritmo diferente, conforme as aulas nas quais o professor Rodrigo compareceu em regência. No segundo semestre, o foco foi a criação de pequenas histórias com início, meio e fim. HQ em tirinhas foi a primeira atividade e depois os alunos confeccionam histórias com mais quadros.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME dialoga com representantes dos sindicatos sobre formação de servidores e qualidade das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
Com fila zerada, Cidade de SP tem 370 mil crianças em Centros de Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família é marcado por ações educativas de sustentabilidade na EMEI Jorge Amado
Diretoria Regional de Educação Butantã
CEI Roberto Arantes Lanhoso vive manhã especial de celebração e integração no Dia da Família
Diretoria Regional de Educação Butantã
Dia da Família e Sarau de Aniversário: CEI Antônio João Abdalla celebra 45 anos de história e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Dia da Família mobiliza unidades de Educação Infantil neste sábado
Relacionadas

SME convida educadores a cadastrarem projetos de Educomunicação
Publicado em: 27/03/2025 5h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Perus recebe roda de conversa promovida em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil sobre prevenção do câncer de colo de útero
Publicado em: 27/03/2025 4h04 - em Saúde Escolar

Secretaria Municipal de Educação inicia a distribuição do 1º ciclo do Programa Leve Leite
Publicado em: 26/03/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso “Imprensa Jovem: Estudante Mediador dos ODS/UNESCO” terá inscrições abertas nesta quarta (26)
Publicado em: 25/03/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Diálogos Formativos 2025: Diretores das EMEFs participam de oficinas para definir metas de aprendizagem
Publicado em: 25/03/2025 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação