Notícias
Autorretrato em três dimensões
EMEF organiza projetos específicos para as aulas de substituição
Publicado em: 27/01/2017 11h33 | Atualizado em: 30/11/2020Desde 2013, os professores de módulo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa desenvolvem projetos específicos nos horários nos quais assumem regência. Temas como identidade e criação, diversidade, meio ambiente, saúde, cidadania e protagonismo juvenil são focados pelos educadores durante todo ano a partir de sequências de atividades interdisciplinares.
Um dos projetos que caiu no gosto da criançada foi o “Identidade e Criação”, no qual os alunos foram estimulados a produzirem materiais com o foco na própria personalidade e identidade. Um exemplo disso é o autorretrato em 3 Dimensões (3D) e Histórias em Quadrinhos (HQ) baseadas nos alunos, suas experiências e personalidades.
Sob comando do Professor de Artes, Rodrigo Pignatari, os alunos aprenderam a criar brinquedos de papel, os chamados “Toy Paper”. Os bonecos foram compostos a partir das características pessoais dos participantes, como cores preferidas, gostos musicais e características físicas. “São como autorretratos em 3D. Não são cópias fiéis da figura dos alunos, carregam a livre expressão de cada um, a partir de como eles se enxergam”, disse o professor.
Formado em Artes, com foco em Teatro, o professor Rodrigo integra a equipe da EMEF desde 2010. Ele contou que começou o trabalho com foco na identidade dos alunos e que o autorretrato em 3D foi uma das primeiras atividades desenvolvidas. “Percebemos aqui na escola que os alunos, muitas vezes, não reconhecem o próprio corpo e cor. E essas atividades contribuem para a valorização da própria imagem, da auto-imagem”, contou Rodrigo.
Quando todas as salas terminam a confecção dos bonecos foi organizada uma exposição no pátio do colégio. O professor conta que alguns alunos fizeram mais de um e que as mães comentaram que até em casa as crianças produziram bonecos.
A sequência de atividades para criação do autorretrato aconteceu no primeiro semestre e teve a duração de seis aulas. Cada turma desenvolveu seu trabalho em um ritmo diferente, conforme as aulas nas quais o professor Rodrigo compareceu em regência. No segundo semestre, o foco foi a criação de pequenas histórias com início, meio e fim. HQ em tirinhas foi a primeira atividade e depois os alunos confeccionam histórias com mais quadros.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Fli Sampa nos CEUs: Valter Hugo Mãe e Simone Paulino participam de encontro no CEU Jambeiro na próxima sexta-feira (22)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho desenvolve Sequência Didática para fortalecer a Leitura e Escrita
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Profº Gabriel Sylvestre Teixeira de Carvalho promove manhã de autógrafos com o Projeto “Estrelas Literárias”
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Programa "Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inicia jornada de 09h nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental dos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Protagonismo estudantil marca abertura do II Festival Internacional Literário de São Paulo (Fli Sampa)
Relacionadas

Mais 297 aprovados em concurso convocados
Publicado em: 13/01/2016 9h41 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Retrospectiva DAE 2015
Publicado em: 12/01/2016 5h29 - em Alimentação Escolar

Recreio nas Férias chega à 30ª edição com diversas atividades
Publicado em: 12/01/2016 5h09 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Grêmio Estudantil da EMEF Pracinhas da FEB promove ações sociais
Publicado em: 11/01/2016 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Vagas remanescentes do 4º semestre dos cursos de Licenciatura e Engenharia – UNIVESP/UNICEU
Publicado em: 11/01/2016 2h54 - em Secretaria Municipal de Educação