Notícias

Autorretrato em três dimensões

EMEF organiza projetos específicos para as aulas de substituição

Publicado em: 27/01/2017 11h33 | Atualizado em: 30/11/2020

autorretrato_em_tres_dimensoes_740_x_430.jpg

Desde 2013, os professores de módulo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa desenvolvem projetos específicos nos horários nos quais assumem regência. Temas como identidade e criação, diversidade, meio ambiente, saúde, cidadania e protagonismo juvenil são focados pelos educadores durante todo ano a partir de sequências de atividades interdisciplinares.

Um dos projetos que caiu no gosto da criançada foi o “Identidade e Criação”, no qual os alunos foram estimulados a produzirem materiais com o foco na própria personalidade e identidade. Um exemplo disso é o autorretrato em 3 Dimensões (3D) e Histórias em Quadrinhos (HQ) baseadas nos alunos, suas experiências e personalidades.

Sob comando do Professor de Artes, Rodrigo Pignatari, os alunos aprenderam a criar brinquedos de papel, os chamados “Toy Paper”. Os bonecos foram compostos a partir das características pessoais dos participantes, como cores preferidas, gostos musicais e características físicas. “São como autorretratos em 3D. Não são cópias fiéis da figura dos alunos, carregam a livre expressão de cada um, a partir de como eles se enxergam”, disse o professor.

02_autorretrato_em_tres_dimensoes_740_x_430.jpg

Formado em Artes, com foco em Teatro, o professor Rodrigo integra a equipe da EMEF desde 2010. Ele contou que começou o trabalho com foco na identidade dos alunos e que o autorretrato em 3D foi uma das primeiras atividades desenvolvidas. “Percebemos aqui na escola que os alunos, muitas vezes, não reconhecem o próprio corpo e cor. E essas atividades contribuem para a valorização da própria imagem, da auto-imagem”, contou Rodrigo.

Quando todas as salas terminam a confecção dos bonecos foi organizada uma exposição no pátio do colégio. O professor conta que alguns alunos fizeram mais de um e que as mães comentaram que até em casa as crianças produziram bonecos.

A sequência de atividades para criação do autorretrato aconteceu no primeiro semestre e teve a duração de seis aulas. Cada turma desenvolveu seu trabalho em um ritmo diferente, conforme as aulas nas quais o professor Rodrigo compareceu em regência. No segundo semestre, o foco foi a criação de pequenas histórias com início, meio e fim. HQ em tirinhas foi a primeira atividade e depois os alunos confeccionam histórias com mais quadros.

Confira a galeria de imagens do projeto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SME testa projeto de pesquisa para aplicação de avaliação em formato informatizado

SME testa projeto de pesquisa para aplicação de avaliação em formato informatizado

Publicado em: 02/12/2016 12h07 - em Ensino Fundamental e Médio

EMEI Ítalo Bettarello desenvolve Projetos Sociais

EMEI Ítalo Bettarello desenvolve Projetos Sociais

Publicado em: 02/12/2016 11h55 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Escolas da DRE Santo Amaro comemoram sucesso de seus Parques Sonoros

Escolas da DRE Santo Amaro comemoram sucesso de seus Parques Sonoros

Publicado em: 01/12/2016 7h53 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Compromisso com uma educação pública de qualidade social para todos e todas

Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora

Publicado em: 01/12/2016 5h58 - em São Paulo Integral

Servidores dos órgãos centrais de SME recebem formação em Primeiros Socorros
1 1.176 1.177 1.178 1.179 1.180 1.552