Notícias

Aula Inaugural dos Cursos de Especialização em Educação Especial

Os professores formados poderão atuar nas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão

Publicado em: 09/03/2016 16h54 | Atualizado em: 30/11/2020
aula_inaugural_cursos_740_x_430.jpg

Aconteceu na terça, 8 de fevereiro, no auditório do prédio do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a aula inaugural para as primeiras turmas dos cursos de Especialização em Educação Especial, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a UNESP.

O evento reuniu aproximadamente 300 alunos, representantes das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e Professores e Coordenadores do Núcleo de Educação à Distância da UNESP (NEaD).

O Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, abordou as mudanças implementadas após a luta das pessoas com deficiência para universalizar o atendimento pela rede pública de educação. Para o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a aula inaugural foi um momento de celebração. “Todas as vezes que a gente dá passos para nos ajudar a compreender melhor o fenômeno humano e as relações de convivência, de aprendizagem, nós nos transformamos em pessoas melhores”, afirmou o Secretário.

“Há quase doze anos, com a publicação das diretrizes para atendimento das crianças e adolescentes, jovens e adultos com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento, a Rede Municipal de Ensino assumiu o compromisso de matricular a todas e todos sem distinção e com base na igualdade de oportunidades”, disse a Diretora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (COPED), Fátima Antonio.

aula_inaugural_cursos_II_740_x_430.jpg

Também estiveram presentes ao evento a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mariane Pinotti, a Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, o Pró-Reitor da UNESP, Prof. Dr. Eduardo Kokubun, o Coordenador do Núcleo de Educação a distância da UNESP, Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior e a Diretora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (COPED), Profa. Fatima Aparecida Antonio, além das Coordenadoras dos cursos de Altas Habilidades e Deficiência Auditiva da UNESP, Profa. Dra. Maria Cândida Soares Del-Masso e Profa. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini.

Para abrilhantar ainda mais a cerimônia, os alunos da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Mario Bicudo interpretaram o Hino Nacional Brasileiro usando a Língua Brasileira de Sinais.

Sobre os Cursos – Os Cursos de Especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez e Especialização em Educação Especial com ênfase em Altas Habilidades/Superdotação serão ofertados na modalidade semipresencial e oferecerão aos educadores da Rede Municipal referencial teórico específico, bem como conhecimentos e recursos práticos necessários para atuarem na Educação Bilíngue para Surdos e no Atendimento Educacional Especializado – AEE oferecido aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302