Notícias

Atividades do programa Imprensa Jovem da Secretaria de Educação serão apresentadas em conferência global de alfabetização midiática da UNESCO na Suécia

Ações da rede municipal serão apresentadas a especialistas em evento promovido pela UNESCO

Publicado em: 19/09/2019 18h50 | Atualizado em: 30/11/2020
educomunicacao_740x430.jpg

Na próxima quarta-feira (25), a partir das 10h30, o Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Lima, irá apresentar boas práticas de Educomunicação desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino para centenas de pessoas de todo o mundo no maior evento de Alfabetização Midiática e Informacional, a Global MIL Week Feature Conference 2019, que será promovida pela UNESCO e parceiros na cidade de Gotemburgo, na Suécia, nos dias 24, 25 e 26 de setembro.

Atualmente, 417 escolas municipais de São Paulo tem projetos relacionados com esta temática no contexto do Currículo da Cidade que envolvem estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos, os quais realizam diferentes atividades midiáticas como coberturas jornalísticas de eventos, programas de rádio, blog e mídias digitais, gravação de programas audiovisuais, cinema, jornais mural e impresso, fotografia, história em quadrinhos e artes.

A Alfabetização Midiática é hoje a principal ferramenta para o combate à Fake News, permitindo que na escola os estudantes já adquiram informações necessárias e consciência para evitar o compartilhamento e a produção de notícias falsas. A experiência paulistana também se destaca por trabalhar com diferentes temáticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), pois o Currículo da Cidade, por meio de uma parceria entre a SME-SP e a UNESCO Brasil, é a primeira do mundo a ter as expectativas de aprendizagens relacionadas com os ODS.

O professor Carlos Lima comentou sobre as suas expectativas de participação no evento. “A nossa expectativa é justamente apresentar o que o Imprensa Jovem desenvolve na Cidade de São Paulo, uma projeto de educomunicação ligado ao Imprensa jovem, que tem como proposta de desenvolvimento o trabalho e a formação dos estudantes para uma leitura crítica da mídia”, comentou o professor.

Estamos muito felizes, porque talvez seja o único projeto do Brasil que falará sobre escola pública em um evento que irá reunir pessoas do mundo todo, incluindo a presença de jornalistas e pesquisadores. Apresentaremos um pouco do que os nossos estudantes têm demonstrado como soluções para o desenvolvimento de uma comunicação democrática, solidária, que promova a paz, a alegria e felicidade dentro das escolas, finaliza Carlos.

Confira a agenda do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302