Notícias

Associações de Pais e Mestres

Procedimentos para Fundação das APMs

Publicado em: 02/06/2016 16h19 | Atualizado em: 04/12/2020

A Direção da Unidade elabora, afixa e divulga junto à comunidade, o Edital de Convocação para uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que tratará da Fundação da Associação e eleição de seus membros.
A divulgação do Edital deverá ocorrer, no mínimo, com dez dias de antecedência da data marcada para a realização da Assembléia Geral.

A Assembléia Geral será lavrada em Ata de Fundação /Eleição /Aprovação do Estatuto registrando-se o Termo de Posse dos Eleitos, acompanhado das assinaturas dos participantes em Lista de Presenças.

Após a Assembléia, o Presidente da Diretoria Executiva encaminha ofício ao Diretor Regional de Educação, solicitando a aprovação do Estatuto e anexando também todos os documentos da Fundação da Associação.
Atenção o Estatuto deverá estar:

  • de acordo com a Portaria específica;
  • assinado pelos Presidentes da AGE e o eleito (com reconhecimento de firmas das duas assinaturas), pelos Secretários da AGE e pelo eleito e ainda por um advogado mencionando-se nome completo e número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB;
  • datado conforme dia da Fundação da Associação (data da AGE).

Aprovada a documentação, a Diretoria Regional publica o Despacho Aprobatório do Estatuto da Associação no Diário Oficial.
A seguir, o Presidente da Diretoria Executiva encaminha ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, os documentos analisados e aprovados, juntando a publicação do Despacho Aprobatório (duas vias originais ou original e cópia reprográfica autenticada em cartório) e Requerimento ao Escrivão do Cartório, solicitando o registro da Associação.

Depois do registro em Cartório deverá ser providenciada a:
1. Inscrição da Associação no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), acessando-se o site da Secretaria da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br e fazendo-se “download” dos programas CNPJ e Receitanet.

No programa CNPJ preencher:

  • Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ) com os dados:
  • Razão Social: nome da Associação e não o da Unidade;
  • Código da Natureza Jurídica: 399-9 (Outras Formas de Associação);
  • Atividade Econômica Principal: 94995/00 (Outras Atividades Associativas, não especificadas anteriormente);
  • Atividade Econômica Secundária: não preencher;
  • Tipo de Unidade: Unidade Auxiliar / Sede;
  • Qualificação do Responsável: 16 (Presidente).
  • Quadro de Sócios e Administradores (QSA).

Utilizar o Programa Receitanet para transmissão da FCPJ/QSA, imprimir o comprovante em duas vias.

No dia seguinte, estarão liberados no “site” da Receita, o endereçamento e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deve ser impresso em duas vias, datado e assinado pelo Presidente da Diretoria Executiva, com firma reconhecida em uma das vias.

A seguir, encaminhar via SEDEX ao endereço disponibilizado:

  • FCPJ e o QSA;
  • duas vias do DBE, sendo uma com a firma reconhecida do Presidente da Diretoria Executiva;
  • cópia autenticada no Cartório do Estatuto da Associação e da Ata da Assembléia Geral.

Será liberado no site da Receita, o cartão do CNPJ, com o número de inscrição da Associação, a partir daí poderá ser aberta conta bancária tendo como responsáveis conjuntos o Presidente da Diretoria Executiva e o 1º Tesoureiro.

2. Certificação digital no site da Previdência Social: www.previdenciasocial.gov.br . Após a liberação da senha de acesso, realiza-se a Declaração da GFIP, conforme legislação vigente.

3. Inscrição da Associação no Cadastro de Contribuinte Mobiliário – CCM, conforme orientações contidas no site da Prefeitura do Município de São Paulo www.prefeitura.sp.gov.br , Secretaria de Finanças / inscrições on-line.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de um estudante negro, com uma mochila vermelha em suas costas.
Crianças pequenas ao redor de uma mesa com livros sobre elas.

EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias 

Publicado em: 25/04/2025 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam abertas na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 25/04/2025 12h13 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 15 16 17 18 19 1.527