Notícias

Assembleias infantis no CEI Professor Mario Pereira Costa

Escola realiza trabalho que dá destaque à fala das crianças pequenas para o desenvolvimento da rotina na Educação Infantil

Publicado em: 14/06/2016 15h13 | Atualizado em: 30/11/2020

assembleias_infantis_740_x_430.jpg

O Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Mario Pereira Costa da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, a partir das reflexões fomentadas pelos estudos dos “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana” vivenciou uma experiência inovadora: a professora da turma do Minigrupo II que são crianças entre dois e três anos, Cláudia Pereira de Souza, construiu elementos que favoreceram um olhar atento para as vivências pertinentes à infância num processo de construção coletiva.

Diante disso uma das práticas utilizadas foi a roda de conversa que trouxe a possibilidade de escuta e diálogo entre as professoras e as crianças pequenas.

O projeto da assembleia recebeu o nome de “ÁGORA: ocupações infantis dos processos de escolhas e tomadas de decisão acerca da rotina e do currículo”, que busca incentivar e promover uma escuta de qualidade das falas das crianças, assim como transformá-las em sujeitos autores nas vivências, como explicou Claudia Pereira.

Segundo a professora a proposta nasceu por meio dos questionamentos das crianças sobre o porquê de fazer determinada atividade. Após as crianças pequenas apresentarem o interesse em contribuir com a elaboração de um ambiente significativo, a professora identificou a necessidade de dar maior atenção para os diálogos das crianças.

A coordenação do CEI em conjunto com a professora organizou uma roda de conversa cujo objetivo era explicar o que é uma assembleia e o seu significado. A finalidade era que as crianças vivenciassem o contexto social em que todas as decisões deveriam ser tomadas de comum acordo.

As crianças pequenas realizaram inúmeras reivindicações, desde a mudança na rotina e ao acesso aos brinquedos como na elaboração de um abaixo assinado sendo a professora a escriba, para que a mesma pudesse almoçar junto com eles.

Por intermédio dessas observações a equipe gestora notou que o fato deles serem ouvidos permitiu que esses diálogos se intensificassem e contribuindo para o relacionamento adulto e criança.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Role Agroecológico
Imagem com 2 alunas escrevendo em um caderno e a professora dando instruções ao lado das duas, ao fundo uma lousa de sala de aula.

Prefeitura de SP paga mais R$ 200 milhões em prêmio aos servidores da Educação

Publicado em: 29/10/2024 12h57 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de crianças jogando Go em um festival municipal

Festival Meijin-sen reúne 700 estudantes e professores em competição do jogo de Go

Publicado em: 29/10/2024 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.

Mais de 1 milhão de estudantes retornam às aulas na quarta-feira (24) na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 29/10/2024 12h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovem cadeirante em prova na Paralimpiadas estudantil

Festival Paralímpico da SME envolve mais de 1.600 participações em 4 dias de provas

Publicado em: 29/10/2024 12h26 - em Secretaria Municipal de Educação

1 19 20 21 22 23 1.488