Notícias

As Jornadas Pedagógicas como movimentos formativos na Educação Infantil

Formação ocorreu entre os dias 28 e 29 de novembro e envolveu mais de 60 mil educadores

Publicado em: 02/12/2019 19h30 | Atualizado em: 01/10/2021
Fotografia da II Jornada Pedagógica. Imagem mostra palco composto por educadores

As Jornadas Pedagógicas realizadas em 2019, em julho e novembro, foram movimentos formativos colaborativos promovidos pela Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Educação Infantil (DIEI) em parceria com as Diretorias Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Os cerca de 60 mil profissionais que atuam nas Unidades Diretas e Parceiras da Educação Infantil participaram de ações formativas para reflexões, discussões, trocas e socializações sobre as ações de implementação curricular e como estas têm sido construídas pelas equipes de educadores e gestores no cotidiano das Unidades de Educação Infantil da Rede.

No dia 28 de novembro ocorreu a abertura da II Jornada e no dia 29 as ações formativas descentralizadas, em espaços como os 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), bibliotecas, escolas, universidades e instituições culturais e parceiras. Ocorreram atividades (palestras, oficinas, comunicação de pesquisas e relatos de práticas, etc) com diferentes temáticas acerca do Currículo da Cidade – Educação Infantil. Nos dois dias os participantes foram organizados em turmas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Abertura Oficial

A formação central aconteceu no dia 28 de novembro no anfiteatro da UNINOVE – campus Memorial e teve como tema “A Pesquisa dos fazeres como estratégia formativa”. Contou com a apresentação cultural “O Jardineiro da Lua”, da Companhia “O que de quê”.

A abertura oficial contou com as presenças da Coordenadora da COPED, Minéa Paschoaleto Fratelli, e do Diretor da Divisão de Educação Infantil, Cristiano Rogério Alcântara.

A formação contou com a presença de María Emilia López, pesquisadora e consultora do Instituto Emília em Literatura, Leitura, Arte, Cultura e Educação, Especialista em educação na primeira infância e literatura infantil e Diretora do Jardim Maternal da Faculdade de Direito de Buenos Aires (UBA) e de Dolores Prades, diretora do Instituto Emília, do Laboratório Emília de Formação e consultora editorial da Revista Emilia.

A formação contou também com relatos de práticas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof. Carlos Humberto Volpon, da DRE São Mateus, e teve o “Do Semanário ao Diário de bordo: um processo de construção autoral” e do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Santa Tereza, da DRE Freguesia/Brasilândia com o tema “A ação gestora na ressignificação de uma proposta pedagógica que potencialize os fazeres docentes e o protagonismo dos bebês e crianças”. Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Canoas, município do Rio Grande do Sul, socializaram o Projeto Saberes em Diálogo, que concorreu ao Prêmio Professores do Brasil: novos cenários de formação, trazendo as contribuições das parcerias escolas e Universidades na articulação teoria e prática pelos Educadores.

Fotos da Abertura 

#JornadaEI – Sugerimos aos participantes que compartilhassem em suas redes sociais registros de suas participações na jornada utilizando a #JornadaEI e foi um sucesso de publicações. Nosso mapeamento indicou que foram feitos mais de 200 stories e 80 publicações no feed com esta marcação no Instagram, além de inúmeros posts no facebook e no Twitter.

Os registros foram extremamente positivos e narraram um pouco das experiências de cada Educador participante em seu território. Com uma conta no instagram é possível acessar e ler cada um deles. Confira:

Registros nos stories

Publicações no feed 

 

Vídeos da I e da II Jornada

I Jornada Pedagógica 

Playlist Educação Infantil

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner do II Seminário Memórias Arquivadas, as possibilidades dos arquivos para a pesquisa em História de Educação

II Seminário Memórias Arquivadas vai abordar pesquisas em História da Educação

Publicado em: 21/06/2022 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um rapaz, dos olhos para baixo. Ele está escrevendo em uma agenda. Ao fundo há um computador portátil e uma planta desfocados.

IFSP recebe inscrições para especialização em Educação Profissional e Tecnológica

Publicado em: 21/06/2022 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Junho Migrante - diversos retratos de crianças com a imagem de um mapa do mundo

SME promove o Junho Migrante com rodas de conversa sobre migração

Publicado em: 21/06/2022 12h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia fragmentada mostra 3 pares de pés, todos com o pé esquerdo no chão e o direito pouco levantado. No tornozelo direito da pessoa que está no meio há uma tornozeleira para dança de origem indígena, as pessoas que estão nas extremidades têm uma tornozeleira feita de material reciclável.

SME reúne relatos de práticas pedagógicas sobre histórias e culturas indígenas

Publicado em: 20/06/2022 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Sobre um fundo verde, um mapa da cidade de São Paulo e os dizeres: Curriculo da Cidade, Considerações do Conselho Municipal de Educação de São Paulo

Conselho Municipal emite parecer sobre o Currículo da Cidade

Publicado em: 15/06/2022 3h02 - em Conselho Municipal de Educação

1 298 299 300 301 302 1.551