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As Jornadas Pedagógicas como movimentos formativos na Educação Infantil
Formação ocorreu entre os dias 28 e 29 de novembro e envolveu mais de 60 mil educadores
Publicado em: 02/12/2019 19h30 | Atualizado em: 01/10/2021As Jornadas Pedagógicas realizadas em 2019, em julho e novembro, foram movimentos formativos colaborativos promovidos pela Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Educação Infantil (DIEI) em parceria com as Diretorias Pedagógicas das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Os cerca de 60 mil profissionais que atuam nas Unidades Diretas e Parceiras da Educação Infantil participaram de ações formativas para reflexões, discussões, trocas e socializações sobre as ações de implementação curricular e como estas têm sido construídas pelas equipes de educadores e gestores no cotidiano das Unidades de Educação Infantil da Rede.
No dia 28 de novembro ocorreu a abertura da II Jornada e no dia 29 as ações formativas descentralizadas, em espaços como os 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs), bibliotecas, escolas, universidades e instituições culturais e parceiras. Ocorreram atividades (palestras, oficinas, comunicação de pesquisas e relatos de práticas, etc) com diferentes temáticas acerca do Currículo da Cidade – Educação Infantil. Nos dois dias os participantes foram organizados em turmas das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Abertura Oficial
A formação central aconteceu no dia 28 de novembro no anfiteatro da UNINOVE – campus Memorial e teve como tema “A Pesquisa dos fazeres como estratégia formativa”. Contou com a apresentação cultural “O Jardineiro da Lua”, da Companhia “O que de quê”.
A abertura oficial contou com as presenças da Coordenadora da COPED, Minéa Paschoaleto Fratelli, e do Diretor da Divisão de Educação Infantil, Cristiano Rogério Alcântara.
A formação contou com a presença de María Emilia López, pesquisadora e consultora do Instituto Emília em Literatura, Leitura, Arte, Cultura e Educação, Especialista em educação na primeira infância e literatura infantil e Diretora do Jardim Maternal da Faculdade de Direito de Buenos Aires (UBA) e de Dolores Prades, diretora do Instituto Emília, do Laboratório Emília de Formação e consultora editorial da Revista Emilia.
A formação contou também com relatos de práticas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Prof. Carlos Humberto Volpon, da DRE São Mateus, e teve o “Do Semanário ao Diário de bordo: um processo de construção autoral” e do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Santa Tereza, da DRE Freguesia/Brasilândia com o tema “A ação gestora na ressignificação de uma proposta pedagógica que potencialize os fazeres docentes e o protagonismo dos bebês e crianças”. Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Canoas, município do Rio Grande do Sul, socializaram o Projeto Saberes em Diálogo, que concorreu ao Prêmio Professores do Brasil: novos cenários de formação, trazendo as contribuições das parcerias escolas e Universidades na articulação teoria e prática pelos Educadores.
#JornadaEI – Sugerimos aos participantes que compartilhassem em suas redes sociais registros de suas participações na jornada utilizando a #JornadaEI e foi um sucesso de publicações. Nosso mapeamento indicou que foram feitos mais de 200 stories e 80 publicações no feed com esta marcação no Instagram, além de inúmeros posts no facebook e no Twitter.
Os registros foram extremamente positivos e narraram um pouco das experiências de cada Educador participante em seu território. Com uma conta no instagram é possível acessar e ler cada um deles. Confira:
Vídeos da I e da II Jornada
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