Curso Maravilhamento, Descoberta e Invenção: Ideias e Modos de Ver Culturas Infantis Com Seus Artefatos

Formação discutiu sobre as concepções de infância, relações de gênero e currículo na Educação Infantil.

Publicado em: 22/10/2015 16h17 | Atualizado em: 30/11/2020

curso_maravilhamento.jpg

No dia 8 de outubro encerrou o ciclo formativo do curso “Maravilhamento, Descoberta e Invenção: Ideias e Modos de Ver Culturas Infantis Com Seus Artefatos”, organizado pela Diretoria de Orientação Técnica- Pedagógica (DOT-P) da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel.

A formação foi realizada em seis encontros e foi ministrado pela Professora Doutora Márcia Gobbi da Universidade de São Paulo (USP), que opinou sobre o processo desse ciclo formativo. “É um processo de interação com todos os participantes, onde eles trazem suas indagações e preocupações e o que é ou não possível fazer, o que fomenta a continuidade de formações como essa”, disse Gobbi.

O objetivo do curso foi discutir sobre as concepções de infância e suas relações com as práticas pedagógicas, refletir sobre as relações de gênero e problematizar o currículo na Educação Infantil a partir das manifestações expressivas dos bebês e crianças, além de possibilitar o uso dos desenhos e das fotografias como parte das experiências numa perspectiva de educação pela descoberta e não pela instrução.

A formação foi voltada para Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola ou Assistente de Diretor de Escola, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em exercício nos Centros Educacionais Infantis (CEIs) ou nas Escolas Municipais de Ensino Infantis (EMEIs) da Rede Direta.

No mesmo dia, houve uma exposição em comemoração aos 80 Anos da Educação Infantil Paulistana que está sendo comemorada no mês de outubro em toda Rede Municipal de Ensino. No auditório da DRE São Miguel estão expostos artefatos, fotos, objetos e projetos produzidos pelas Unidades Educacionais e que contam a trajetória da Educação Infantil da região de São Miguel Paulista.

Veja a exposição clicando aqui.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.