Notícias

Artista local faz exposição na biblioteca do CEU Heliópolis

‘Arte A2: eu e o pensamento’ cruza literatura com artes plásticas

Publicado em: 12/03/2024 13h06 | Atualizado em: 12/03/2024
Fotografia da Exposição Ceu Heliópolis

A bibliotecária do CEU Heliópolis, Suelen Camilo, juntamente com o artista Nilson Barreto, organizaram uma exposição que cruza literatura com artes plásticas, trazendo poesias e fotografias de obras abstratas. A abertura da mostra aconteceu na última quinta-feira (7) e contou com a presença do artista.

“Arte A2: eu e o pensamento” expõe 37 fotografias das obras de Nilson Barreto, artista local, que abordam temáticas de superação e contam sua história de vida. Para sua arte ele utiliza sobras de materiais como tintas e madeiras para se expressar de forma abstrata, dialogando com sua realidade. Depois de prontas, ele fotografa as obras e desmonta para utilizar os materiais em novas produções. 

“O primeiro contato que tive com ele foi em 2017, quando ele queria fazer a carteirinha da biblioteca. Depois do acolhimento teve o fio condutor. Ele apresentou textos e se abriu como artista. Passado o tempo pensamos em expor o trabalho dele pelas estantes e pisos da biblioteca”, contou Suelen Camilo, bibliotecária do CEU Heliópolis. Ela ainda mencionou que a exposição vem sendo pensada há mais de um ano.

A exposição surgiu quando Nilson mostrou à Suelen seu catálogo. Então os dois fizeram uma curadoria, com auxílio do Matheus Anjos, que participa do Programa Jovem Monitor Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Após esta etapa, foram feitas cópias das fotografias escolhidas, em papel A3 colorido.

Além de prestigiar as obras, o público pode participar de mediação e oficinas de produções de textos, desenhos, e entre outras programações para ampliar o diálogo com a exposição. As atividades tem a proposta de utilizar materiais que seriam descartados, uma das técnicas de Nilson. 

“Essa exposição parte da perspectiva que a biblioteca hoje não só trás o conhecimento, ela acolhe o território. Ela vem de encontro com o paradigma da biblioteca no mundo e mostra ele (o artista) como ele mesmo, produzindo. Traz sua história na forma dos materiais”, disse Suelen.

A exposição é aberta ao público de terça-feira à sábado, das 9h às 18h. Para participar das oficinas é necessário fazer um agendamento, clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679