Notícias

Aos nove anos, estudante de escola municipal é Campeã Paulista de Xadrez – Sub 10 Feminino

Yara Nayelle da Cruz Costa estuda na EMEF Professor Antônio D'ávila e participou do Campeonato Paulista de Menores - 2024, no Clube Hebraica, nos dias 24 e 25 de março

Publicado em: 27/03/2024 16h56 | Atualizado em: 28/03/2024
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.

Yara Nayelle da Cruz Costa, 9 anos, estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Antônio D’Ávila, da DRE Guaianases, é a mais nova Campeã Paulista de Xadrez, na categoria Sub 10 Feminino. O Campeonato Paulista de Menores – 2024, organizado pela Federação Paulista de Xadrez, que consagrou a enxadrista, aconteceu na capital neste último final de semana, dias 24 e 25 de março, no Clube Hebraica.

A estudante participa das aulas de Xadrez que acontecem na escola desde 2023 com o Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Educação Física, Tadeu Marques Ferreira. Porém, ela teve o contato inicial com o jogo de tabuleiro em 2022, quando o professor Tadeu apresentou os jogos de tabuleiro para os estudantes e ela aprendeu os primeiros movimentos das peças na aula de Educação Física.

Este ano, Yara está aprimorando as técnicas do jogo nas aulas que continuam na escola durante dois dias da semana. Além disso, ela estuda em casa com as orientações feitas pelo professor e o auxílio do material pedagógico elaborado pela SME, o livro “Coleção Jogos de Tabuleiro: xadrez, volume 4”. E ainda, faz pesquisas em sites específicos de treinamento. 

Tadeu conta que Yara é uma estudante que se destaca. É muito concentrada em suas atividades, termina o que é proposto de forma rápida e costuma elaborar seus pensamentos, hipóteses e conclusões a respeito do que é trabalhado de forma assertiva. 

“Ela se adaptou muito bem à modalidade e gosta de jogar”, afirma Tadeu. Ele se vê como um facilitador do processo de ensino aprendizagem e contribui para que os estudantes se apaixonem pelo jogo. 

O grupo de estudantes da escola e Yara participam de campeonatos anuais organizados pela Prefeitura de SP. Ainda em 2023, Yara também competiu no SP Open Escolar, organizado pelo Grande Mestre Internacional de Xadrez, Krikor Sevag Mekhitarian, onde foi uma das finalistas, ficando em 3º lugar. Neste mesmo ano, eles participaram de uma simultânea de xadrez com o mestre Dirk Dagobert. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Prédios E Quadra Ceu

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs

Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila
Uma mulher e uma adolescente sorriem para a câmera. Ambas vestem camisetas pretas com o logotipo da AEL e utilizam medalhas no pescoço — uma com fita dourada e a outra com fita azul. Ao fundo, há um banner da AEL com o nome

Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal

Publicado em: 27/05/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um estúdio de radio com duas pessoas entrevistando um homem com um terno preto e camisa branca

Secretário detalha critérios sobre formação intensiva para 25 diretores

Publicado em: 26/05/2025 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professor fazendo libras em uma sala de aula

SME divulga hoje (26) a classificação preliminar de professores para a EMEBS Helen Keller

Publicado em: 26/05/2025 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.521