Notícias

Alunos publicam poemas no livro “Perifatividade Na Escola: Semeando as Flores da Revolução”

O projeto é uma parceria com o Coletivo Perifatividade, que contou com alunos de quatro escolas municipais.

Publicado em: 14/06/2019 14h56 | Atualizado em: 30/11/2020

perifatividadenasescolas_740x430.jpg

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mara Cristina Tartaglia Sena participaram em 2018 do 1° Concurso de Poesias Carolina de Jesus. Coordenados pelo professor Rodrigo Oliveira, em parceria com o Coletivo Perifatividade, o projeto contou com mais de 100 poesias inscritas, e dessas, 20 foram selecionadas. Os estudantes vencedores tiveram suas obras publicadas no livro “Perifatividade Na Escola: Semeando as Flores da Revolução”.

Esse é o 4° livro do Coletivo Perifatividade lançado em parceria com as escolas, que além da EMEF Prof.ª Mara Cristina Tartaglia Sena, contou com participação da EMEF Olavo Fontoura, EMEF Prof. Roberto Plínio Colacioppo e o CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo. O projeto foi contemplado pela primeira edição do Programa de Fomento à Cultura de Periferia da cidade de São Paulo de 2016, em parceria com Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Fundado há nove anos, o Coletivo Perifatividade é um grupo de poetas, educadores, produtores culturais, músicos oriundos da região do Ipiranga, que se apresentam em lugares que possam conhecer e interagir com a música, levando a reflexão e o incentivo à leitura e criação literária.

Na ultima terça-feira (11), aconteceu o lançamento do livro no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Parque Bristol, com a presença do Coletivo Perifatividade, os alunos vencedores da EMEF Prof.ª Mara Cristina Tartaglia Sena e professores. Além de divulgar o projeto para todos, o evento contou com um sarau para os estudantes da unidade, que receberam 100 exemplares da obra.

Confira as imagens clicando aqui!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher sentada atrás da mesa lendo um livro de capa ver que segura com a mão esquerda.

Casa Sérgio Buarque de Holanda recebe segunda atividade do Ciclo Buarqueano

Publicado em: 17/08/2026 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um telão escrito

Agosto Dourado fortalece ações de apoio ao aleitamento materno na DRE São Miguel

Publicado em: 17/08/2026 4h54 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Estudante escreve em caderno durante atividade em sala de aula.

Pré-Jornada celebra 70 anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 17/08/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Arte gráfica com fundo preto reúne elementos que representam música e dança. Na parte superior esquerda, aparecem bailarinos em movimento; no canto superior direito, mãos tocam uma flauta doce. Na parte inferior, há uma pessoa tocando piano e, à direita, as pernas de uma bailarina usando sapatilhas de balé. Uma faixa curva em tom alaranjado atravessa a composição. Ao centro, em destaque, está a frase:

CEU Uirapuru se torna novo polo da FTM Expandida na Rede Municipal 

Publicado em: 14/08/2026 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes integrantes de uma banda marcial se apresentam em quadra coberta, posicionados em formação e tocando instrumentos de metal, como trompetes e trombones. Os participantes vestem uniformes nas cores vermelha, azul-marinho e preta, com chapéus brancos. Ao fundo, vê-se o espaço amplo do ginásio, com iluminação no teto e banners do evento.

Programa Música em Rede leva bandas e fanfarras ao desfile de Vila Antonieta

Publicado em: 14/08/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

«1 2 3 1.689