Notícias
Alunos do CIEJA Clóvis Caiano Miquelazzo produzem jogo que explora problemas e soluções para o bairro
Projeto realizado após pesquisa com moradores e lideranças do Parque Bristol
Publicado em: 16/01/2017 17h29 | Atualizado em: 30/11/2020
Os alunos do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Clóvis Caitano Miquelazzo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga desenvolveu, no final de 2016, o jogo de tabuleiro Sociedade e Política. Ele foi elaborado como uma forma de registrar e avaliar o processo de aprendizagem durante o projeto do 2º semestre da escola, do qual herdou o nome.
O jogo se originou do trabalho feito pelos módulos IV – 8º e 9º anos – acerca dos problemas nas áreas de cultura, saúde, educação e habitação existentes no bairro onde se localiza o CIEJA, o Parque Bristol. Segundo Ewerton Menezes, Assistente Pedagógico e Educacional do CIEJA e integrante da equipe de construção do jogo, além de discutir sobre essas questões com os educandos, o projeto procurou, ainda, instigar nos alunos a busca por soluções para os problemas encontrados.
Foram feitas pesquisas com moradores do bairro, entrevistas com lideranças locais e agentes públicos e a retomada de textos dos educandos de 2015, nos quais eles abordaram formas de melhorar a qualidade de vida no bairro onde moram. A partir dessas informações, os grupos de alunos foram divididos em quatro áreas – Lazer, Cultura e Esporte; Saúde; Educação e Infraestrutura Urbana – apresentando problemas, causas, consequências e possíveis soluções para cada uma delas.
A partir desse processo foi construído o jogo, constituído por um tabuleiro com nove quadrantes que representam cada uma das nove regiões do bairro. Cada quadrante recebe duas transparências onde estão escritos possíveis problemas das quatro áreas estudadas e o time, composto por quatro jogadores, precisa resolver os problemas do território.
Intitulados no jogo de “líderes comunitários”, os alunos precisam combinar cartas de políticas públicas com cartas de agentes políticos e mobilizar os moradores para que reivindiquem e cobrem as soluções. Esses moradores são representados por marcadores, adquiridos quando os jogadores lançam os dados em suas rodadas. O grupo que, coletivamente, conseguir resolver todos os problemas do território, é o ganhador.
Nas aulas de arte, os alunos produziram artesanalmente as peças do jogo, o tabuleiro e as cartas. Ele será disponibilizado, em 2017, para outras turmas da escola e outras Unidades Educacionais que queiram usá-lo com os educandos.
Confira a galeria de imagens do jogo de tabuleiro Sociedade e Política.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente
Bom de Prova
Engajamento de estudantes e gestores é essencial para o sucesso do Saeb
Secretaria Municipal de Educação
CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar
CEU e COCEU
Últimos dias para se inscrever no 12º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEF Modesto Scagliussi realiza projeto "Inventário das Árvores do Modesto" para engajar estudantes na agenda climática
Relacionadas
Biblioteca da SME organiza exposição sobre o aniversário da cidade de São Paulo
Publicado em: 30/01/2015 2h34 - em Acervo
Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar – UFJF
Publicado em: 23/01/2015 3h12 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para Aperfeiçoamento em Educação Científica – UFMG/UAB
Publicado em: 16/01/2015 11h20 - em CEU e COCEU
Aperfeiçoamento em Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas
Publicado em: 15/01/2015 4h10 - em Secretaria Municipal de Educação
Programa Mais Educação São Paulo
Publicado em: 12/01/2015 3h59 - em Educadores